Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 19 de Maio de 2005 às 11:00

    Imprimir


Londres - A Organização Mundial de Saúde (OMS) advertiu que os resultados de um novo estudo indicam que o vírus da gripe aviária pode ter sofrido uma mutação no norte do Vietnã, fazendo com que a doença possa agora ser transmissível de uma pessoa para outra.

Até agora, as pessoas só têm contraído a gripe em contato com aves doentes.

Apesar das suspeitas, cientistas ainda não conseguiram provar que houve essa mutação, e a doença pode estar se espalhando mais no Vietnã simplesmente porque o vírus adquiriu características que permitem que ele seja transmitido mais facilmente de aves para humanos.

A BBC teve acesso a uma cópia das conclusões do estudo feito no norte do Vietnã, que convoca os governos a melhorar as medidas de saúde pública que estão sendo tomadas para proteger contra uma pandemia de gripe aviária.

Pandemia Esse é o primeiro estudo detalhado da OMS sobre a possibilidade de um novo padrão de transmissão da doença. Desde o fim de 2003, pelo menos 92 pessoas se contaminaram com a gripe ao lidar com aves.

No novo estudo, os cientistas constataram que o vírus encontrado no norte do Vietnã tem diferenças mais marcantes em sua constituição genética do que outras cepas do vírus encontradas em outras regiões.

Segundo o correspondente da BBC Pallab Ghosh, a preocupação é que a nova forma de infecção, de um ser humano para outro, possa formar a base de uma nova ameaça global.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339302/visualizar/