Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 04 de Maio de 2005 às 12:50

    Imprimir


Brasília - O Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, dá início às negociações para implantar a Qualificação da Atenção à Saúde no SUS (Qualisus). O programa do governo federal vai qualificar o atendimento das principais emergências da capital. Nesta quarta-feira, o coordenador do Qualisus, Antônio Mendes, se reúne às 11h30, com a equipe da Secretaria de Saúde do DF, para discutir a implantação do programa na região.

A parceria vai promover mudanças na qualidade da assistência, proporcionar investimento tecnológico e capacitação dos profissionais. O Ministério da Saúde investirá na estrutura física e na compra de equipamentos, além de assessorar a secretaria na implantação da proposta. O GDF será responsável pelo gerenciamento dos hospitais, pela garantia do material de consumo interno e a gestão de recursos humanos. "Com isso, a população terá um atendimento nas emergências mais humanizado e mais vidas serão salvas", completa Mendes.

O Qualisus já foi lançado em cinco capitais, Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Aracaju (SE), e a previsão é de criá-lo, ainda neste semestre, em outras quatro: Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Natal (RN) e Curitiba (PR).

Neste ano, o Qualisus será expandido para as principais emergências dos hospitais das 27 capitais do país e em cidades das regiões metropolitanas. A política do Qualisus é implementada após parceria entre a União, estados e municípios. Até 2006, o Ministério da Saúde investirá recursos da ordem de R$ 640 milhões em obras e compra de equipamentos e assessoria para mudanças nos hospitais.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341636/visualizar/