Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 02 de Maio de 2005 às 10:56
Por: Debóra Siqueira

    Imprimir


Os prefeitos de Diamantino, Nortelândia, São José do Rio Claro, Alto Paraguai e Nova Maringá firmaram parceria para viabilizar o Consórcio Intermunicipal de Saúde da região Centro Norte.

O prefeito de São José, Massao Watanabe foi eleito o presidente do consórcio; o vice-presidente, o prefeito de Diamantino, Francisco Ferreira Mendes Júnior; e o primeiro-secretário, o prefeito de Nova Maringá, Gilmar Fagundes.

O acordo foi de que Diamantino será a sede do consórcio, devido ser sede de módulo assistencial. Inicialmente foi pactuado as especialidades a nível hospitalar: ortopedia e anestesia; e a nível ambulatorial: oftalmologia, otorrinolaringologia, neurologia e cardiologia.

Com o consórcio de saúde, os pacientes desses municípios estariam resolvendo os problemas de saúde de baixa e média complexidade a nível regional, garantindo otimização e economia de recursos com alto custo de transferência.

O Estado será parceiro do consórcio também contribuindo com os repasses para custear os gastos com médicos, medicamentos e internações. O secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado esteve presente na reunião e assegurou que o processo de interiorização da Saúde passará pelos consórcios e avisou que as prefeituras que estiverem fora do processo terão dificuldades para conseguir vagas e recursos.

A Secretaria de Estado de Saúde deve firmar um contrato de co-gestão com o Hospital Filantrópico São João Batista, ou seja, a partir da assinatura de parceria, o hospital será particular e também público. Porém as consultas e internações no São João Batista terão que passar pela Central de Regulação, da mesma forma como acontece hoje quando os pacientes são enviados para consultas com especialistas em Cuiabá.

Marcos Machado defende a organização dos municípios em blocos para garantir que os problemas da saúde sejam resolvidos mais perto dos usuários. “O consórcio elimina o tráfego de ambulâncias nas rodovias, garante maior resolutividade local dos casos e desafoga o pronto-socorro de Cuiabá”, enumerou.

De acordo com Machado, o consórcio com sede em Diamantino não terá dificuldades em conseguir os médicos especialistas e apresenta o exemplo do consórcio de Cáceres como alternativa. Naquela cidade, há 62 médicos, porém a grande maioria reside em Cuiabá, e duas vezes por semana atendem em Cáceres. Os cirurgiões, por exemplo, em dois dias realizam até 40 cirurgias. “A realidade é que os médicos não querem sair da Capital”, afirmou o secretário.

Marcos Machado declarou também que até o final do ano o Pronto-Atendimento de Diamantino deve ser inaugurado. O P.A atenderá casos de urgência e emergência.

A secretária municipal de Saúde de Diamantino, Marineze Meira, é uma defensora do consórcio. Ela apresentou números estarrecedores durante a reunião dos prefeitos com o secretário estadual de Saúde. Há cerca de 500 pacientes na Central de Regulação de Diamantino esperando por uma consulta com oftalmologista. Outra dificuldade é em relação aos exames. “É mais fácil conseguir um exame de tomografia, que ultra-som”, citou Marineze.

Há uma demanda reprimida em Diamantino de 200 exames de endoscopia, 36 raios-X e 81 mamografia. “Cuiabá já não está suportando atender a própria demanda, imagine ser referência para o Estado inteiro”, argumentou. Com o funcionamento do consórcio, esses problemas seriam resolvidos. Um estudo elaborado pela Equipe Técnica da Coordenadoria de Consórcio juntamente com Escritório Regional de Saúde de Diamantino estimou que a presença de especialistas em Diamantino para atender os municípios do consórcio do Centro Norte teria uma média mensal de 391 consultas com oftalmologista, 265 com otorrinolaringologista, 100 de neurologia e 280 consultas de cardiologia. Os custos seriam divididos entre os municípios e o Estado.

Agora que o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Norte foi instituído, o próximo passo é formalizar a parceria com o Governo do Estado. “Estamos ansiosos para colocar o consórcio em prática. Essa parceria entre municípios e estado será benéfica para a população”, destacou o prefeito de Diamantino, Franscisco Ferreira Mendes Júnior.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341959/visualizar/