Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 01 de Maio de 2005 às 17:30
Por: Rosamélia de Abreu

    Imprimir


Brasília - Os pecuaristas de 15 estados, além do Distrito Federal, devem vacinar 123,8 milhões de cabeças de gado contra a febre aftosa a partir deste domingo. A medida deve garantir ao país a posição de maior exportador mundial de carne bovina conquistada há dois anos. O Brasil tem o maior rebanho bovino comercial do mundo, com 195 milhões de animais. No ano passado, o Brasil exportou 1,156 milhão de toneladas de carne bovina, equivalentes a US$ 3,457 bilhões.

De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Alves Maciel, a participação dos produtores e dos governos estaduais é muito importante para o sucesso da campanha. "Nós pedimos e encorajamos todos os produtores a participarem da campanha, que é a forma mais simples de erradicar a doença do Brasil. Basta vacinar duas vezes por ano", afirma.

A campanha se realiza em maio e novembro e conta também com o apoio dos governos estaduais, que a executam, e a iniciativa privada por meio da Confederação Nacional da Agricultura..Maciel lembra que a meta do governo é erradicar a febre aftosa no país em 2006. "A meta de erradicar a aftosa até o ano que vem é agressiva e estamos trabalhando para consegui-la. Com isso, nós vamos contribuir para que a América do Sul esteja livre da doença até 2009", diz o secretário.

Segundo ele, 86% do rebanho nacional estão livres da aftosa, mas a vacinação ainda é necessária. Santa Catarina é o único estado livre da doença sem vacinação. "É preciso manter de forma permanente esse processo de campanha de vacinação e educação sanitária. Com isso, vamos atingir nossa meta no período programado", destaca.

A campanha começa simultaneamente nos estados do Acre, Amapá,Rondônia, Amazonas, Pará, Maranhão, Sergipe, Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e São Paulo e Paraná, além do Distrito Federal, e termina no dia 31 de maio





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/342170/visualizar/