Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 30 de Abril de 2005 às 07:37
Por: JOANICE DE DEUS

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), por meio da Central de Regulação e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192), realiza, entre os dias 09 e 13 de maio, as inscrições para o “Estágio de Adaptação para Acadêmicos de Medicina (ESAAME). Estão sendo oferecidas 26 vagas destinadas aos acadêmicos do quarto, quinto e sexto ano de medicina. “O objetivo é capacitar o acadêmicos como estagiários da equipe de resgate do SAMU para auxiliar nos procedimentos de emergência à vítimas de trauma e em apoio às emergências clínicas”, disse o supervisor do SAMU/192, Gunther Peres Pimenta.

De acordo com o Gunther Peres, o estágio não remunerado tem a duração de seis meses, sendo um plantão de 12 horas por semana. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Central de Regulação (sala do SAMU/192), em horário comercial. No dia 18 de maio, os inscritos vão passar por uma prova que irá selecionar os acadêmicos que participarão do estágio. As matérias da prova, que será realizada na Escola de Saúde Pública (ESP), às sete horas da noite, são: Suporte Avançado de Vida no Trauma ou ATLS (sigla em inglês) e Suporte Avançado de Vida no Pré-Hospitalar ou PHTLS.

Este é o segundo estágio realizado pela Secretaria de Estado de Saúde, sendo que o primeiro, que tem a participação de nove acadêmicos, termina no dia 11 de junho. Desta primeira turma, conforme Gunther, um dos acadêmicos continuará por mais seis meses e passará a ser chefe dos novos estagiários. “Antes de iniciar o estágio, os acadêmicos terão uma semana de treinamento”, explicou.

O conteúdo programático do estágio consta de temas como: “Introdução ao perfil do socorrista”, “Aspecto jurídicos”, “Seqüência do SBV (Suporte Básico de Vida) e SAV (Suporte Avançado de Vida)”, “Cinemática do trauma”, “Atendimento inicial a vítima do trauma”, “Vias áreas”, “Reanimação cardio-pulmonar (RCP)”, “Contenção de hemorragias”, “Imobilização de fraturas”, “Práticas em oficinas” e, por último, o Estágio nas unidades de resgate do SAMU/192.

Conforme Gunther, para o acadêmico de Medicina, que futuramente poderá inclusive trabalhar no SAMU/192, a participação em um estágio como este é de extrema importância. Além de ser um complemento para o curso, proporcionando uma boa qualificação profissional, o levará a ter um maior contato com o paciente que estiver necessitando de um atendimento rápido em sua própria casa ou mesmo na rua. “O estudante acaba se tornando mais humano quando se depara com a realidade ou o caso do paciente”, comentou Gunther.

Em funcionamento desde o final do ano passado, o SAMU/192 em Mato Grosso segue a Política Nacional de Atenção às Urgências, do Ministério da Saúde, que tem como finalidade organizar a assistência por chamadas e agilizar o atendimento de trauma causado por acidentes, emergências clínicas, como doenças cardiovasculares, emergências psiquiátricas e obstétricas.

Atualmente, o SAMU/192 realiza em média de mil resgates por mês. O serviço funciona em parceria com o Corpo de Bombeiros e está sob a coordenação da Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).





Fonte: Assessoria/Sés-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/342469/visualizar/