Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 11 de Dezembro de 2012 às 15:49
Por: Marcos Coutinho/Jonas da Silva

    Imprimir


Agência Senado

O senador José Aparecido dos Santos, o Cidinho (PR), acaba de confirmar uma audiência às 18 horas de hoje com o presidente da República em Exercício, Michel Temer (PMDB), com o objetivo de fazer um apelo para impedir a desintrusão (retirada) de colonos, fazendeiros e assentados da terra indígena Marãiwatsédé, cuja demarcação foi homologada à etnia Xavante em 1998 pelo governo Fernando Henrique Cardoso.

De acordo com parlamentar, a intenção é que Temer reveja portarias e atos normativos que instituíram a área, diante das flagrantes irregularidades perpetradas por servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai). A área em questão fica no eixo da rodovia federal MT-158, no município de Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia, a cerca de 1.100 Km a nordeste de Cuiabá, na divisa com o Estado de Tocantins.

“Já falei com o governador Silval Barbosa, que está em São Paulo, e estamos articulando para que toda a bancada compareça na audiência com o presidente em exercício. É preciso que haja sensibilidade de todas as autoridades competentes neste momento. O clima é de grande tensão, e o risco de derramamento de sangue é grande”, advertiu Cidinho em entrevista ao Olhar Direto e Olhar Jurídico.

O Olhar Direto acompanha a desintrusão no distrito de Estrela do Aragauia/Posto da Mata com os jornalistas Renê Dióz, Lucas Bólico e o repórter fotográfico José Luiz Medeiros, em caráter especial.

A retirada de não índios da área pertencente à terra indígena, remanescente da antiga Fazenda Suiá Missú foi autorizada por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), ratificada pelo Supremo Tribunal Federal.

Membros da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional estão na área para a retirada das primeiras 455 pessoas que foram notificadas primeiras para saírem da área.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/34270/visualizar/