Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 26 de Abril de 2005 às 06:16

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que a classe média alimenta a alta de juros dos bancos pelo comodismo de não fazer a transferência para um banco mais "barato". "Às vezes, um cara está num bar tomando um chopp e xinga o banco, os juros, e no dia seguinte é incapaz de levantar o traseiro e fazer a transferência para um banco mais barato. É o comodismo", disse.

O Presidente fez a declaração hoje, ao sancionar a Medida Provisória que cria o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PMC), que oferece financiamento a pequenas empresas com juros de até 4% ao mês, desde que o rendimento bruto anual seja de R$ 60 mil. Para o programa, o governo disponibiliza R$ 600 milhões em 2005.

Lula disse que é preciso usar a concessão de microcréditos para "alavancar" as pequenas empresas e fortalecer a política de conscientização para que elas busquem esse tipo de financiamento. "Uma parte dos recursos tem que ser para ajudar o pequeno a se alavancar", disse. "Para que o microcrédito deixe de ser teoria e se torne realidade", afirmou.

Lula frisou a necessidade de convencer os pequenos empreendedores a buscarem o microcrédito e que o governo está fazendo um papel decisivo na concessão. "O pobre tem medo de ficar devendo como o diabo tem medo da cruz. O povo está tendo acesso a dinheiro muito mais barato do que teve em toda a sua vida de trabalhador", ressaltou.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343548/visualizar/