Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 25 de Abril de 2005 às 10:35

    Imprimir


Entrou em operação neste domingo (24/04), a nova subestação rebaixadora de energia construída pela Cemat em Matupá. A potência da nova subestação vai aumentar em 25% a disponibilidade de energia em Matupá e nos municípios vizinhos de Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Nova Guarita e Terra Nova do Norte.

Além de representar incremento na economia da região, já que o aumento da oferta de energia permite a expansão das redes urbanas e rurais e a ligação de novos consumidores, a energização da Subestação Matupá também garante a estabilidade da energia elétrica entregue em cada unidade consumidora, o que se reflete em mais qualidade e confiabilidade no sistema.

A Cemat investiu R$ 3 milhões nesta subestação, que começou a ser construída em outubro de 2004 e em razão das fortes chuvas que atingiram a região no início deste ano, teve condições de ser concluída agora. No ano passado, a concessionária construiu duas subestações na região norte do Estado, sendo uma em Nova Mutum e outra em Sinop, assegurando assim um dos insumos básicos para o desenvolvimento de qualquer região - energia elétrica com qualidade e em quantidade suficiente.

A SE Nova Mutum, energizada em 21 de novembro, dobrou a potência instalada no município. O número de alimentadores de Nova Mutum também foi ampliado em 100%, graças à construção de mais um bay (conjunto de equipamentos como seccionadores, pára-raio, disjuntores, entre outros, necessários para o funcionamento dos alimentadores) de alimentador urbano e um bay de alimentador rural. A disponibilidade de energia para os consumidores da área rural também aumentou em 87,5%, com instalação de um transformador.

Em Sinop, a nova subestação (SE Sinop Centro) entrou em funcionamento em 05 de dezembro e expandiu a oferta de energia em 30%. Também foram construídos quatro alimentadores urbanos e uma linha de transmissão de 138 KV ligando as subestações de energia do município (duas da Cemat e uma da Eletronorte).

"Ao todo, a Cemat investiu cerca de R$ 13 milhões nestas obras que têm o objetivo central de garantir energia elétrica de excelente qualidade e em grande quantidade, dando garantias para um crescimento constante da economia regional", destaca o gerente do Departamento de Construção da Cemat, Célio Rassi.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343667/visualizar/