Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 25 de Abril de 2005 às 08:01

    Imprimir


Com 70 mil famílias assentadas, Mato Grosso ostenta na agricultura familiar um potencial mercado consumidor de máquinas e implementos agrícolas. Para o secretário adjunto de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural, Jilson Francisco, em dois ou três anos em torno de 30% dessa parcela terá acessado linhas de investimento para adoção de tecnologias à produção. No Agrishow Cerrado, uma área específica da feira dinâmica foi reservada aos pequenos produtores para apresentação de seis máquinas.

Ele estima que menos de 5% dos pequenos agricultores do Estado tenham acesso à tecnologia. “Grande parte da produção ainda é rudimentar. Noventa por cento das propriedades produzem leite e gado de corte”. No ano passado, a agricultura familiar estadual contratou R$ 100 milhões entre custeio e investimento. E, a previsão é desse volume dobrar no próximo ano.

“Entendemos também que o investimento em máquinas vai ajudá-los a ser mais competitivos”, avalia o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Rubens Moraes. A agricultura familiar participa da programação da Agrishow Cerrado desde 2002. Mato Grosso é o segundo estado brasileiro com maior número de famílias assentadas, atrás somente do Pará. São 80 mil atendidas pela Reforma Agrária e mais 70 mil pequenos proprietários rurais, totalizando 150 mil.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343712/visualizar/