Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 24 de Abril de 2005 às 12:39
Por: Carlos Martins

    Imprimir


Rondonópolis, MT - A quarta edição da Agrishow Cerrado 2005, encerrada na tarde deste sábado (23.04) em Rondonópolis (220 km ao Sul de Cuiabá), superou as expectativas dos organizadores. Apesar das dificuldades enfrentadas pela agricultura, afetada no Estado com a quebra da safra em função da estiagem e por causa da queda dos preços, os pedidos registrados até ontem haviam atingido um volume de R$ 300 milhões. “Esse montante supera o que prevíamos. O mais importante foi que tudo o que planejamos foi realizado”, disse o presidente da Agrishow Cerrada e presidente da Fundação Mato Grosso, Hugo de Carvalho Ribeiro, durante balanço realizado ao lado do prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti e de dirigentes de entidades organizadoras. O número de pessoas que visitou a feira nos cinco dias foi de 36 mil pessoas. Número superior ao do ano passado que foi de 32 mil.

A feira desse ano foi atípica. Com a queda dos preços das commodities no mercado internacional, a quebra da safra causada pela estiagem, principalmente na região Sul, mais a ferrugem asiática que atacou as plantações, sabia-se que os resultados financeiros não seriam os mesmo do ano passado quando o volume de pedidos chegou ao patamar de R$ 1,4 bilhão. Algumas entidades chegaram até a defender a suspensão da Agrishow deste ano. Algumas vozes, como a do governador Blairo Maggi, se levantaram em defesa da realização do evento que é o segundo em tamanho do Sistema Agrishow, logo após o de Ribeiro Preto.

“Quando lá atrás as dificuldades apareceram, a Abimaq tomou a posição de comparecer em todos as feiras e a programação será mantida”, garantiu o vice-presidente da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e também presidente da Câmara Setorial de Máquinas, Francisco Matturro. Ele lembrou, ainda, que os negócios são uma conseqüência. “A feira não deve ser vista só como um balcão de negócios. Tivemos aqui um verdadeiro fórum de discussões com grandes autoridades”, salientou. O número de expositores também foi superior ao do ano passado, o que prova que o momento de dificuldades não assustou os fabricantes. Foram 280, contra 252 do ano passado. Além de pedidos de colheitadeiras, tratores, pulverizadores, os produtores compraram 16 aviões agrícolas.

Para Hugo Ribeiro, a Agrishow deste ano mais do que nunca foi voltada ao debate, às reuniões com pesquisadores de renome. A participação da agricultura familiar também foi outro destaque. “Coroamos a feira com a vinda do ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. Ao embarcar no aeroporto ele disse que estava muito satisfeito por ter vindo de uma longa viagem [Estados Unidos] e cumprido a missão de trazer esperança para os produtores”, disse o presidente da Agrishow Cerrado.Ribeiro destacou, também, a força que o governador Blairo Maggi transmitiu ao evento. “Ele jamais pensa em recuar. Essa é uma característica do governador”, disse ele, que destacou os eventos realizados dentro da feira, como as sessões especiais da Câmara Municipal e da Assembléia Legislativa.

O prefeito Adilton Sachetti lembrou que ninguém esmoreceu quando se falou que a crise poderia prejudicar a feira. “Fomos à luta para trazer soluções”, disse o prefeito. Sachetti garantiu, também que mesmo diante do interesse de outros municípios de tirar a Agrishow de Rondonópolis, a feira continua no município. “Lutamos muito para conseguir trazer a Agrishow”, disse. O presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Olavo Aguiar, também foi enfático: a Agrishow não sai da cidade. Sachetti aproveitou para anunciar a data da próxima Agrishow. Será entre os dias 18 a 22 de abril de 2006. Rondonópolis também deverá receber importantes investimentos nos próximos anos. Três empresas, uma indústria de fertilizantes e duas do setor agroquímico anunciaram que pretendem se instalar na cidade.

Durante a realização da Agrishow Cerrado 2005, o Governo do Estado transferiu para o parque de exposições a sede administrativa. Além do governador Blairo Maggi, despacharam no gabinete instalado na Tenda Principal os seguintes secretários: Terezinha Maggi (Trabalho, Emprego e Cidadania), Cloves Vettorato (Projetos Estratégicos), Waldir Teis (Fazenda), Alexandre Furlan (Indústria, Comércio, Minas e Energia), Otaviano Pivetta (Desenvolvimento Rural) e Flávia Nogueira (Ciência e Tecnologia).

A Agrishow Cerrado2005 foi uma realização da Associação Brasileira de Agrobusiness (Abag), Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Fundação MT, Publie – Publicações e Eventos e pela Sociedade Rural Brasileira (SRB). Também entraram como co-realizadores o Governo do Estado de Mato Grosso, a Prefeitura de Rondonópolis, o Sindicato Rural de Rondonópolis e a TAM. Os patrocinadores institucionais foram a Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep), Fundo de Apoio à Cultura do Algodão (Facual), Governo Federal e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Patrocinaram o evento o Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Bradesco e Unibanco.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343768/visualizar/