Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 22 de Abril de 2005 às 12:25

    Imprimir


O papa Bento 16 realizou nesta sexta-feira seu primeiro encontro de trabalho com o colégio de cardeais, enquanto as autoridades de Roma e do Vaticano se preparam para receber milhares de fiéis que pretendem participar no domingo (24) da primeira missa pública do papa.

Durante a reunião, o papa pediu apoio a todos os cardeais para a nova fase de governo da Igreja Católica. Neste sábado, o papa deve ter seu primeiro encontro com a imprensa.

Bento 16 assumirá seu cargo formalmente neste domingo, durante a tradicional missa de início de pontificado, que será celebrada na Basílica de São Pedro, às 10h (5 de Brasília).

Antes da missa, que ocorrerá na praça São Pedro, às 10h (5h de Brasília), Bento 16 receberá o pálio e o anel de pescador, próprios de sua função de guia da Igreja Católica.

O pálio [pallium em latim] é uma longa estola [com seis cruzes bordadas] que o papa veste sobre os ombros nas celebrações. O anel de pescador é uma jóia com a imagem de São Pedro. Antigamente servia para selar as correspondências papais.

A imagem pescador neste anel é uma referência à frase de Jesus Cristo a seu discípulo Pedro: "Farei de ti pescador de homens".

Segundo a Constituição Apostólica, reformada por João Paulo 2º, o anel de pescador deve ser destruído após a morte do papa. O de João Paulo 2º foi destruído pelo camerlengo, o espanhol Eduardo Martínez Somalo, dias depois de sua morte, assim como o selo de chumbo que usou para enviar as cartas apostólicas durante seu pontificado.

Preparação

Autoridades italianas estimam que só da Alemanha cerca de 100 mil pessoas ir a Roma para a cerimônia do papa. Para tanto, a Itália se preparou contratando pessoas que falam alemão [idioma também falado na região norte da Itália] para dar auxílio aos peregrinos.

Fontes da Defesa Civil da Itália disseram que mais de meio milhão de pessoas devem assistir à missa pública inaugural do papa Bento 16.

As autoridades italianas adotarão as mesmas medidas de segurança tomadas para o funeral de João Paulo 2º, em 8 de abril, acompanhado por cerca de 1 milhão de pessoas e mais de 200 governantes de todo o mundo.

O espaço aéreo de Roma será fechado para o tráfego civil, e serão mobilizados agentes dos serviços de segurança, voluntários da Defesa Civil e empregados dos serviços municipais, a fim de garantir a segurança de governantes e representantes que assistirão à cerimônia.

Cúpula

Nesta quinta-feira, Bento 16 decidiu manter praticamente a mesma equipe de João Paulo 2º na cúpula da Santa Sé.

O cardeal italiano Angelo Sodano, 77, continua como secretário de Estado do Vaticano, o segundo homem da hierarquia do Vaticano.

Sodano, inclusive, deveria ter se aposentado há dois anos e sua permanência no novo pontificado reforça a tese dos vaticanistas de que Bento 16 dará continuidade aos trabalhos de João Paulo 2º.

Também foi confirmado no cargo o vice de Sodano, o arcebispo Leonardo Sandri, que anunciou a morte de João Paulo 2º no dia 2 de abril, e o arcebispo Giovanni Lajolo, o chanceler do Vaticano.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/344217/visualizar/