Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 20 de Abril de 2005 às 21:30
Por: Jeremy Smith e Raffaella Malag

    Imprimir


A Itália detectou uma variante de baixo risco da gripe aviária em perus na região norte do país. Segundo a Comissão Européia, o surgimento desse tipo da doença não representa uma ameaça à saúde pública.

"Uma forma patogênica de baixo risco da influenza aviária foi notificada pela Comissão Européia em 18 de abril, envolvendo um grupo de dez perus na Província de Brescia", disse uma autoridade da UE à Reuters.

"Essa descoberta não representa preocupações para a saúde pública", afirmou o oficial, salientando que a variante foi a H5N2.

Ainda não está claro quantas aves foram infectadas.

As autoridades italianas devem agora aplicar vacinas nas aves da área onde foi detectado o foco.

O Ministério da Saúde da Itália informou que poderá também sacrificar 180 mil perus, numa medida preventiva.

"As regras internacionais vigentes nem mesmo exigem que nós notifiquemos alguém ou que tomemos alguma medida diante desse vírus de baixo risco, mas nós fazemos isso para sermos corretos e para prevenir que a doença se torne de alto risco com o tempo", afirmou Ugo Santocci, chefe do setor de sanidade animal do ministério italiano.

Na manhã desta quarta-feira, o Ministério da Agricultura da Rússia informou que foram suspensas as importações de frango e de produtos derivados de aves da Itália, para prevenir uma possível contaminação por gripe aviária.

"Nós ainda não fomos notificados pela Rússia, nós soubemos disso pelas reportagens", afirmou Santucci.

A gripe aviária, também conhecida como influenza aviária, é uma doença infecciosa de aves causada pelo tipo A da variante do vírus influenza. Todos os pássaros são suscetíveis à infecção.

A Itália foi o primeiro país a identificar a doença, há mais de cem anos. Agora a influenza aviária ocorre em várias partes do mundo.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/344759/visualizar/