Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 20 de Abril de 2005 às 17:50
Por: Marcia Wonghon

    Imprimir


Recife - Especialistas em micro-cirurgias do Hospital SOS Mãos e da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC) realizam nesta quinta-feira duas cirurgias com o uso de células tronco. Os procedimentos são inéditos e se destinam à recomposição de nervos periféricos rompidos.

A equipe é formada pelo médico gaúcho Jefferson Braga e os especialistas pernambucanos Rui Ferreira e Mauri Cortez. De acordo com Cortez, a recuperação com esse tipo de procedimento é mais rápida e eficiente.

Ele explicou que, nos dois casos, as células tronco serão retiradas da crista ilíaca, que fica na bacia do paciente. O processo de separação das células será feito em laboratório, pela bióloga Denise Machado, da PUC. Depois, o material vai ser injetado nos pacientes para estimular o crescimento dos nervos rompidos.

Serão operados um jovem de 18 anos do município de Limoeiro, que sofreu um acidente de moto e um homem de 37 anos, que se acidentou com vidro. As duas cirurgias estão programadas para durar quatro horas.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/344809/visualizar/