Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 20 de Abril de 2005 às 17:09

    Imprimir


O atendimento às pessoas dependentes de álcool e drogas no Estado de Mato Grosso, que segue a política de humanização e inclusão social do Sus, recebe um reforço com a inauguração da unidade III do Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps) Adauto Botelho. A inauguração será no dia 26 de abril, às 10 horas, na rua Projetada s/nº, no bairro Residencial Paiaguás. Uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública vai tornar possível que o centro atenda às necessidades de pessoas dependentes de álcool e drogas. Em homenagem a um antigo diretor do Hospital Adauto Botelho o centro vai se chamar “unidade III José Eduardo Vaz Curvo”. A unidade contará com 30 leitos.

O diretor geral do Centro Integrado de Atenção Psicossocial, Rodrigo Sergio Garcia Rodrigues, explicou que Mato Grosso tem crescente necessidade desse tipo de atendimento. “De acordo com dados da Polícia Civil”, disse o diretor, “a questão do abuso do uso de álcool e drogas é responsável por 68% dos homicídios culposos, 62% dos assaltos, 54% dos assassinatos, 44% dos roubos, 61% das situações de violência no trânsito”.Só o álcool é responsável por 65% das agressões dentro da família. Por isso a necessidade da implantação dessa unidade de atendimento especializado como medida sócio educativa ““.

A unidade III José Eduardo Vaz Curvo vai suprir as necessidades de atendimento geradas pelo programa Justiça Terapêutica, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, e aos portadores de dependência química de álcool e drogas encaminhados à Secretaria de Estado de Saúde. A parceria tornará possível que 22 funcionários da Secretaria de Justiça e Segurança Pública passem a atual junto com os servidores da Saúde na assistência aos dependentes.

Rodrigo Sérgio explicou como funcionará o fluxo de atendimento: “O paciente será levado para o Pronto Atendimento (PA) do CIAPS Adauto Botelho, onde ficará em avaliação por um período de 72 horas, até sair da crise. Depois será encaminhado para unidade Jose Eduardo Vaz curvo, que pode durar 15 dias ou mais, dependendo da resposta obtida”. No caso dos dependentes que chegam ao centro pelo programa Justiça Terapêutica esse período será determinado pela ordem dado pelo Juiz que faz o encaminhamento.

O Presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes, de Mato Grosso, José Antonio Vieira, afirmou que a criação da unidade III Eduardo Vaz Curvo é uma medida pioneira no Estado. “Em outros sete Estados em que já foi implantado o programa tem uma dificuldade: o paciente não têm um local adequado para onde ser levado ficando, assim, sem o tratamento devido. Mato Grosso é o primeiro Estado onde foi criado um centro de atendimento especializado especificamente para dar esse tratamento”, explicou.

INSERÇÃO SOCIAL – Rodrigo Sérgio afirmou que está finalizando um projeto que dará continuidade ao tratamento iniciado no projeto Justiça Terapêutica e na unidade III José Eduardo Vaz Curvo. “O que pretendemos é viabilizar a inserção do paciente, uma vez ele esteja totalmente recuperado, no mercado de trabalho”, explicou. Ele disse que vai entrar em contato com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) para pedir cooperação no sentido de que se crie um programa para capacitação profissional dos dependentes recuperados. Rodrigo Sérgio contou que já tem um local em vista onde poderá ser construída uma unidade profissionalizante.

O Centro Integrado de Atenção Psicossocial Adauto Botelho é um complexo criado para cuidar da assistência a portadores de distúrbios mentais. É formado pelas unidades de Hospital Dia, Centro de Apoio Psicossocial para Dependentes Químicos (CapsAD), Centro de Apoio Psicossocial Infantil (Capsi), Unidade II Pascoal Ramos, Hospital Adauto Botelho (Internação) e Pronto Atendimento e Unidade de tratamento a portadores de deficiência fisico-mental e, partir do dia 26, pela unidade III Centro Integrado de Atenção Psicossocial José Eduardo Vaz Curvo.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/344832/visualizar/