Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Abril de 2005 às 15:07
Por: AMANDA FREITAS

    Imprimir


A Secretária de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, recebeu da Câmara dos Deputados Federais, em resposta ao pedido de apoio em tentar obter mais recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que serão aplicados no atendimento ao trabalhador mato-grossense.

Porém, a resposta não foi positiva aos apelos da Setec. A carta, com data de 11 de abril de 2005, assinada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP), parabeniza o trabalho do Governo do Estado de Mato Grosso na colocação dos trabalhadores no mercado de trabalho, mas nega apoio imediato à solicitação da secretária. Segundo Cavalcanti, “este não é o momento político oportuno de encaminhar o pedido aos órgãos competentes”.

O pedido de apoio da secretária Terezinha Maggi foi enviado a Câmara em março deste ano, quando foram reduzidos cerca de 1,15% dos recursos públicos destinados ao Sine/MT.

De acordo com o secretário-adjunto de Trabalho e Emprego da Setec, José Rodrigues, os desempregados não podem esperar por um momento melhor. “Não entendemos esta colocação, em esperar um momento político oportuno. O índice de violência vem aumentando no Estado de MT e isso é resultado do desemprego. Essas pessoas, que passam por necessidades, sem emprego, apelam por outros meios para tentar sobreviver, chegando até a fazer parte do mundo do crime”, ressaltou.

De acordo com dados do Sistema de Gestão de Ações de Emprego - SIGE do Ministério do Trabalho e Emprego, Mato Grosso superou em mais de 100% as metas estabelecidas pelo MTE para o exercício de 2004. No mesmo ano, foram empregadas 18.902 pessoas no mercado, enquanto que a meta estabelecida pelo Ministério era inserir 7.450 profissionais. Na época, os recursos públicos destinados ao sistema, através da Secretaria, foram de R$ 1,416 milhão.

A meta para 2005 é ampliar este quadro e empregar mais de 20 mil pessoas, porém com recursos menores que os destinados no exercício de 2004. “Acreditamos nas promessas do MTE de que os Estados que apresentassem melhores resultados seriam contemplados com mais recursos, após demonstrar sua eficiência. Porém não foi isto o que ocorreu”, salientou José Rodrigues.

De acordo com a secretária Terezinha Maggi um novo ofício será encaminhado a Câmara dos Deputados em Brasília. Desta vez, a secretária espera um melhor entendimento e empenho por parte dos deputados. “Estamos preocupados em atender dignamente o trabalhador que busca oportunidades de emprego. Seria de grande relevância que nossa solicitação fosse enviada aos órgãos competentes, inclusive ao Presidente da República”, salientou.

O Sine está instalado em 15 municípios do Estado, sendo eles: Água Boa, Alta Araguaia, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Guarantã do Norte, Jaciara, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, Tangará da Serra e Várzea Grande.





Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345270/visualizar/