Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 06 de Dezembro de 2012 às 10:49

    Imprimir


Agência Senado

O senador Cidinho Santos, apresentou à Mesa diretora do Senado, nesta quarta-feira (05.12), um requerimento para realização de sessão especial em comemoração aos 40 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A solenidade deve acontecer no dia 26 de abril de 2013, oportunidade que o parlamentar fez questão de destacar, “será uma justa homenagem à empresa que é orgulho para o nosso país”.

Já em discurso anterior no Senado, Cidinho usou da tribuna para sair em defesa da Embrapa e condenou o que, para ele, beira o sucateamento da empresa. “A Embrapa não pode estar sujeita a qualquer iminência de ‘sucateamento’. Para que isso não ocorra, deve haver uma política consistente e constante de reposição de seus quadros, a valorização da carreira dos pesquisadores, entre outras medidas que visem fortalecer essa instituição tão importante para o Brasil”, defendeu.

Na mesma ocasião, há pouco mais de um mês, o senador apresentou aos demais parlamentares os motivos pelos quais acredita ser a Embrapa um dos maiores pilares da economia brasileira. “Mexer na Embrapa é mexer em um setor estratégico para o país. Estratégico porque está em jogo a segurança alimentar nacional. E não seria qualquer exagero dizer que se trata de uma empresa que constitui um dos maiores pilares da economia brasileira”, disse em prol da instituição.

O parlamentar citou avanços que, segundo ele, permitiram fazer de regiões como o Centro-Oeste, por exemplo, grande produtora de grãos, feitos que já foram êxito somente do Sul e Sudeste do país.

“A Embrapa tem papel fundamental no desenvolvimento do agronegócio nacional. Há algumas décadas considerava-se que o Cerrado e as terras do Norte e Nordeste brasileiros eram inadequados ao cultivo da soja. Essa oleaginosa foi, durante muito tempo, cultivada em larga escala apenas no Sul, principalmente no Paraná e Rio Grande do Sul, e só iniciou a expansão rumo ao Centro-Oeste no final dos anos 70. Graças à atuação da Embrapa e ao esforço constante do empreendedor rural brasileiro, a adaptação de novas cultivares ao terreno, até então tido como inadequado, foi rápida e com um retorno produtivo acima do esperado, contribuindo para alçar o Brasil à condição de segundo maior produtor mundial de grãos, superado apenas pelos Estados Unidos”, reiterou Cidinho.

Para manter-se competitivo no mercado internacional, destacou o mato-grossense, é de suma importância que a Embrapa invista também na capacitação e valorização de pesquisadores e cientistas. São esses profissionais que há décadas contribuem com o aumento da produtividade dos estados produtores.

“Então, não é exagero algum concluir que o Mato Grosso deve muito a essa empresa e dela depende em grande medida, não só o Estado, mas todo o país. Foi graças a esse cenário que alcançamos o crescimento econômico nos últimos anos. O que fez do Brasil um país fortalecido num momento de fragilidade na economia mundial”, finalizou ao justificar seu requerimento em homenagem aos 40 anos da Embrapa.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/34532/visualizar/