Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 06 de Dezembro de 2012 às 08:54

    Imprimir


“Saímos da condição de importadores em 2001 para garantir a autossuficiência da produção de algodão e o abastecimento da indústria nacional em 2012”, ilustrou nesta tarde (05.12), o senador Cidinho Santos ao lembrar o desempenho da ABRAPA (Associação Brasileira de Produtores de Algodão), que acaba de celebrar a posse de Gilson Pinesso, ao cargo de novo presidente da associação.

 O aprimoramento do uso do solo, uma das frentes na quais produtores têm o apoio da ABRAPA, colabora com a otimização da oferta de algodão e ao mesmo tempo, ‘assegura o país na trilha da preservação e da sustentabilidade’, lembrou o parlamentar.

 A entidade é um importante agente na colocação conquistada pelo Brasil no atual ranking mundial de produção de algodão. “Somos o 5º maior produtor, com uma safra recorde de 1,8 milhão de toneladas em 2011/2012”, comemorou o mato-grossense.

 De acordo com o senador, o Brasil é o 3º maior país exportador da pluma. Também o 1º em produtividade, e o 5º maior consumidor, com quase 1 milhão de toneladas/ano.

 Cidinho também usou da tribuna para parabenizar o ex-presidente da associação, Sérgio De Marco. “No início do mês passado, a ABRAPA, liderada por Sérgio, marcou presença no encontro anual da International Cotton Association (ICA), em Hong Kong, na China. Entre outros representantes e dirigentes dessa comitiva, destaco a presença do senador licenciado Blairo Maggi, que foi o primeiro presidente da Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão, a Ampa, fundada em 1997”.

 CONTRA MÃO

 O senador aproveitou para repreender a conduta do Governo Federal em relação à cultura da pluma. Uma portaria do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Ibama – em conjunto com o Ministério da Agricultura-, proibiu a aplicação aérea de alguns inseticidas na cultura do algodão, o que, de acordo com o senador, pode inviabilizar totalmente a cultura no Brasil e deixar milhões de famílias desempregadas.

 Esse setor, de acordo com Cidinho, é responsável por milhares de empregos diretos e indiretos no Brasil. “Hoje, mais de um milhão de funcionários trabalham na cadeia produtiva do algodão, e não me refiro somente à produção da lavoura, mas também ao beneficiamento da pluma, às malharias, às confecções, que todos fazem parte da mesma cadeia”, destacou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/34545/visualizar/