Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 18 de Abril de 2005 às 08:28

    Imprimir


Exames clínicos detectaram 59 casos suspeitos de hepatite A, na região nordeste de Belo Horizonte, no fim de semana. Os centros de saúde Nazaré e Goiânia ficaram abertos para atender a comunidade do entorno da Escola Municipal Agenor Alves de Carvalho, onde dois alunos foram infectados. Nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde divulga o resultado dos exames laboratoriais, que podem confirmar a presença do vírus.

As aulas estão suspensas na escola, por motivo de segurança, até quarta-feira, quando uma comissão apresentará um laudo, que identificará o possível foco da doença.

No domingo, 109 pessoas foram atendidas no Centro de Saúde Nazaré, sendo que 15 estão com suspeita da doença. No posto do bairro Goiânia, que está dando suporte ao atendimento, apenas um paciente foi examinado e a suspeita de hepatite A foi descartada pelos médicos. No sábado, o movimento também foi maior na unidade do Nazaré, que fez 100 atendimentos. Assustado com a notícia, Luciano Rodrigues levou sua filha Hayla Heloíza ao posto médico no fim de semana.

A diretoria da escola forneceu a lista das 138 pessoas que reclamaram dos sintomas, na última semana. Elas foram convocadas por telefone para comparecerem ao posto de saúde. Conforme a equipe de plantão, não só estudantes, mas funcionários, pais de alunos e vizinhos da unidade de ensino, assustados com a notícia, procuraram assistência. Todos foram avaliados, mas somente aqueles cuja contaminação é mais provável fizeram o exame de sangue.

No sábado, foi publicada a portaria, assinada pelo prefeito Fernando Pimentel (PT), que institui a comissão responsável pelo laudo. Foram nomeados os secretários municipais de Saúde, Helvécio Magalhães, da Educação, Maria do Pilar Lacerda, e de Políticas Urbanas, Murilo Valadades. Juntamente com suas equipes de trabalho, eles terão que apurar as causas de manifestação da hepatite A, na escola do município.





Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345690/visualizar/