Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 18 de Abril de 2005 às 07:12

    Imprimir


O leite e a carne de gado clonado podem ser seguros para o consumo humano, segundo um estudo pioneiro realizado nos Estados Unidos e no Japão.

Os cientistas descobriram que a carne e os produtos derivados do leite de animais clonados usando a mesma tecnologia que criou a ovelha Dolly estavam dentro dos padrões de qualidades exigidos pela indústria alimentícia.

"Não encontramos diferenças entre os produtos originados em cada animal clonado nem entre eles e animais vindos de reprodução natural, o que sugere que o leite deles é seguro para o homem", disse Jerry Yang, da Universidade de Connecticut, um dos autores da pesquisa.

Quatro vacas leiteiras e dois animais de corte foram usados no estudo, todos clonados a partir de uma vaca e um boi.

Mais alimentos?

Segundo a equipe, os resultados sugerem que as técnicas de clonagem podem ser usadas para aumentar a produção de alimentos, particularmente em países em desenvolvimento.

A equipe de cientistas comparou a produção com aquela de animais normais de linhagem e idade semelhantes, e não encontrou diferenças significativas.

Em artigo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, os pesquisadores afirmam ter encontrado uma quantidade ainda maior de gordura e ácidos graxos na carne dos animais clonados, mas disseram que, mesmo assim, ela atende aos padrões sanitários.

A carne também foi analisada segundo mais de cem critérios, enquanto o leite foi avaliado de acordo com a sua quantidade de proteínas, gorduras e outras variáveis.

Os cientistas disseram que a análise do leite mostrou que os genes dos animais clonados estão funcionando normalmente.

"A produção do leite envolve uma elaborada função reguladora por parte de muitas proteínas e enzimas, e qualquer expressão genética anormal se refletiria em um desequilíbrio na composição do leite", escreveram eles em seu artigo.

Críticas

Mas os cientistas lembraram que a pesquisa ainda está em fase inicial e serve mais como "guia" para futuros estudos com uma maior quantidade de animais, com diferentes origens genéticas.

Segundo o jornalista da BBC Pallab Ghosh, especializado em ciência, a clonagem ainda levanta polêmica em relação ao bem-estar dos animais, uma vez que muitos são abortados naturalmente e outros nascem com deformações.

Segundo ele, há preocupações de que um clone aparentemente saudável apresente deficiências sutis e que, por isso, não deveria servir como fonte de alimentos.

Ghosh acrescentou ainda que os críticos dizem que o novo estudo é pequeno demais para levar a conclusões precisas.

Além disso, grupos de defesa dos animais alegam que o uso da clonagem pode levar à intensificação da atividade pecuária, o que poderia baixar a qualidade dos alimentos.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345754/visualizar/