Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 12 de Abril de 2005 às 11:10

    Imprimir


Roma - Um grupo de cardeais assinou uma carta na qual solicita ao futuro papa a beatificação "em um tempo breve" do falecido João Paulo II, segundo informa hoje, terça-feira, o jornal italiano Corriere della Sera. O jornal assegura que a carta "já está nas mãos do cardeal Joseph Ratzinger", o decano do Colégio Cardinalício, após ser assinada por "muitos, mas nem por todos" os cardeais

A mensagem dos prelados será entregue por Ratzinger ao sucessor do papa, que será eleito no conclave que começará na próxima segunda-feira com a participação de 115 cardeais com menos de 80 anos.

O periódico não precisa quantos cardeais assinaram a carta, mas informa que os que não a assinaram "não se opõem à idéia da beatificação de João Paulo II, mas não concordam com a participação da Congregação de Cardeais - que é um órgão provisório - nesta matéria e também consideram que "não convém exercer nenhuma pressão sobre o futuro papa".

Na carta, os cardeais pedem ao futuro Pontífice que "acelere" na medida do possível a beatificação de João Paulo II, depois de ser aclamado durante seu funeral com gritos de "santo já" pela multidão.

Regra antiga

Para que João Paulo II fosse proclamado santo ainda este ano o novo papa deveria reconhecer como válida a aclamação popular, uma regra da antiga Igreja hoje em desuso, e isso é algo que muitos cardeais consideram inverossímil, segundo o jornal.

Normalmente o processo de beatificação, prévio ao de canonização, só pode começar cinco anos depois da morte da pessoa à qual se deseja elevar à glória dos altares, embora este prazo possa ser reduzido pelo papa.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/347269/visualizar/