Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 08 de Abril de 2005 às 08:15
Por: Clarice Navarro Diório

    Imprimir


A Associação de Apicultores do Alto Pantanal (Apialba), em parceria com o Sebrae, Prefeitura, Empaer, Indea, Escola Agrotécnica Federal, Banco do Brasil e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), realiza a partir de hoje em Cáceres (250 quilômetros de Cuiabá) a I Feira do Mel do Sudoeste. O evento prossegue até domingo, sempre das 17 às 23 horas, no cais da praça Barão do Rio Branco, com exposição e comercialização de mel e derivados, além de palestras e exposição de projetos ligados à apicultura.

O presidente da Apialpa, Luciano Pinto de Arruda, informa que a associação, criada em maio de 2002, conta hoje com 28 associados de Cáceres e região. Foram criadas associações também nos municípios de Porto Esperidião, Conquista D’Oeste e Comodoro.

O Brasil ocupa hoje o sétimo lugar no mercado mundial do mel e Mato Grosso, a décima-sétima posição na produção nacional. O Sebrae, por meio de parcerias, desenvolveu em Cáceres o Arranjo Produtivo Local (APL), que tem como público alvo os apicultores da região Sudoeste (de Cáceres a Comodoro, compreendendo 20 municípios), com ênfase em associações e cooperativas. O objetivo é aumentar a produção de mel de forma competitiva e sustentável, conforme informa o representante do Sebrae, Rubens de Pinho Filho.

Uma parceria com a Empaer e Unemat, e apoio das prefeituras da região, foi feito um diagnóstico da situação, no início de 2004, que traçou o perfil da região Sudoeste na apicultura. Foi levantado que existiam, na época, 120 apicultores na Região. Hoje são 170, dos quais 71% desenvolvem a atividade em propriedade própria, 86% utilizam mão-de-obra familiar, 91% realizam apicultura fixa, 94% praticam apicultura convencional, 100% utilizam caixas de madeira, para 100% dos apicultores o mel é o principal produto.

Para este ano, as metas do APL são aumentar em 160% a produção do mel na região, e em 60% o número de apicultores, assim como aumentar a produtividade e o número das colméias.

Arruda destaca que já foi aprovado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), estando em fase de tramitação no Ministério do Desenvolvimento Agrário, o projeto da construção de um entreposto de mel e cera, com o Serviço de Inspeção Federal (SIF), para Cáceres, onde será processado todo o mel da região. Feiras similares à que começa hoje em Cáceres estão previstas também para outros municípios da região no decorrer deste ano.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348043/visualizar/