Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 08 de Abril de 2005 às 07:58

    Imprimir


De acordo com informações da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), no ano passado existiam 21,707 mil empresas comerciais e de reparação de veículos, objetos pessoais e domésticos em Cuiabá. É o setor que tem o maior números de estabelecimentos ativos. Em segundo lugar vem a indústria de transformação, com 6,418 mil firmas e, por último, o setor de atividades imobiliárias, aluguéis e serviços prestados às empresas, com 5,091 mil estabelecimentos. No total, contando também outros setores, estão em atividade 39,169 mil estabelecimentos.

Os dados confirmam o perfil comercial da cidade e também demonstram que a indústria já ocupa lugar de destaque entre as firmas abertas na Capital de Mato Grosso. Ainda segundo dados da Jucemat, de 2003 para 2004 aumentou em 11,7% o volume de empresas constituídas em Cuiabá. Em 2003 foram criados 2,393 mil estabelecimentos contra 2,673 mil abertos no ano passado. Seguindo o mesmo ritmo do ano passado, nos três primeiros meses deste ano 648 firmas já foram criadas.

De acordo com balanço da Secretaria de indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), apenas o Distrito Industrial de Cuiabá concentra 161 indústrias, mas existem mais 34 em fase de implantação. Os investimentos previstos para este ano por parte das empresas são de R$ 60 milhões. O Distrito Industrial gera ainda de forma direta e indireta, cerca de 9,5 mil postos de trabalho.

De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento da Sicme, José Epaminondas Conceição, é importante para a cidade ter a industria fortalecida, pois o setor movimenta a economia já que é um dos grandes geradores de emprego. Ele considera ainda que para muitas indústrias é interessante ficar em Cuiabá em função da infra-estrutura do município.

Para Conceição, a Capital mato-grossense atrai principalmente aquelas empresas que precisam manter contato frequentemente com a matriz. "Essas firmas não podem se estabelecer em outro lugar senão em Cuiabá", frisa. Outro fator de atração, de acordo com o secretário adjunto, é a localização da cidade. Ele considera que Cuiabá está em um ponto estratégico, tanto em relação ao restante do Estado, como em relação às demais regiões brasileiras. "Cuiabá é um centro de ligação com o restante do país", destaca Conceição. Ele cita como exemplo a BR-163 que liga, pela Capital mato-grossense, o Sul e o Norte do Brasil. Existe ainda a BR-070 que dá acesso a Brasília e a BR-364, que passa por Goiás.(AM)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348053/visualizar/