Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 06 de Abril de 2005 às 17:24
Por: ROSI MEDEIROS

    Imprimir


O diretor da empresa norte-americana Weil Brothers, Peter Graham, que importa algodão de Mato Grosso, elogiou o empreendedorismo dos produtores mato-grossenses durante audiência, nesta quarta-feira (06.04), com o governador Blairo Maggi, no Palácio Paiaguás.

“O produtor de algodão de Mato Grosso tem investido em tecnologia e maquinário resultando no aumento da produção”, disse Graham. Acompanhado do presidente da empresa, Robert S. Weil, e do vice-presidente Timothy North, Graham, que representa a Weil Brothers na América do Sul, explicou que a visita foi para cumprimentar o governador Blairo Maggi pela administração do Estado e, em particular, pelo desempenho de Mato Grosso na pauta de exportação do produto. Estima-se que no ano passado, do total de algodão exportado pelo Brasil, Mato Grosso tenha sido responsável por 70%.

“O Estado tem aumentado cada vez mais a produção de algodão. Estamos muito interessados neste crescimento e dispostos a continuar comprando cada vez mais algodão do Brasil, particularmente de Mato Grosso”, afirmou Graham. Ele informou que a Weil Brothers importa por ano do Brasil entre 25 a 40 mil toneladas. “Deste total de 60 a 70% do produto importado é do algodão produzido em Mato Grosso”, informou. A sede da Weil Brothers fica no Estado do Alabamba (EUA), e tem um escritório em São Paulo.

Mato Grosso é o maior produtor de algodão do país. No ano passado, safra nacional foi de 1,3 milhão de toneladas do produto, sendo que deste total o Estado participou com uma produção de 574 mil toneladas, plantados numa área de 381 mil hectares. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para este ano a estimativa é de que o Estado produza 602 mil toneladas, numa área plantada de 425 mil hectares.

Além de ser o maior produtor de algodão, o Estado também se destaca no cenário nacional como um dos principais exportadores do produto. Das 574 mil toneladas produzidas em Mato Grosso, quase a metade foi para o mercado externo, exatamente 220 mil toneladas.

Acompanhou os diretores da Weil Brothers na audiência com o governador o diretor-executivo da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Décio Tocantins.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348539/visualizar/