Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 06 de Abril de 2005 às 14:27

    Imprimir


A empreendedora da dolina Água Milagrosa recebeu do Centro de Nacional de Estudos, Proteção e Manejo de Cavernas (Cecav/Ibama) parecer favorável para a obtenção de autorização que permitirá seu uso para turismo de contemplação. Para o início da visitação, o local deverá passar por algumas adequações, sendo a principal delas, a construção de uma escadaria de acesso ao interior da dolina.

A dolina localizada no município de Cáceres começou a ser utilizada para fins turísticos intensamente a partir de 1995, após a publicação de um trabalho que foi apresentado durante o XXIII Congresso Brasileiro de Espeleologia.

A proprietária após ser multada duas vezes pelo Ibama/MT, e ter seu empreendimento embargado apresentou em janeiro de 2003, a 1ª fase do Plano de Manejo. Em abril, do ano passado, foi apresentado um projeto de construção de uma escadaria em madeira e em setembro o Zoneamento Ambiental Espeleológico, onde a empreendedora solicita ao Cecav/MT a utilização da caverna para uso contemplativo.

"Essa é apenas uma das etapas do licenciamento da caverna, ainda são necessários mais estudos" - ressalta José Guilherme Lima, responsável pelo CECAV/MT. Em Mato Grosso, a única caverna aberta para visitação é a Aroe Jarí localizada no município de Chapada dos Guimarães.

A dolina Água Milagrosa é um dos mais significativos atrativos naturais de Mato Grosso. Trata-se de uma cavidade natural subterrânea formada por abatimento, sem um teto rochoso, mostrando um lago de águas cristalinas, explorada até a profundidade de 183 metros pelo espeleomergulhador Gilberto Sales, recordista mundial de mergulho em distância.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348584/visualizar/