Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 05 de Abril de 2005 às 13:00

    Imprimir


O Fundo Monetário Internacional prevê uma "evolução benigna" para os mercados financeiros mundiais, mas admite que essas projeções podem variar por causa dos riscos, como um atentado ou um repique nos preços do petróleo.

Em seu informe sobre estabilidade financeira global, divulgado nesta terça-feira em Londres, o FMI alerta sobre a possibilidade de um ataque terrorista ou "um incidente geopolítico devastador", serem as únicas coisas com a possibilidade de causar "uma mudança abrupta" nessa análise positiva.

O Fundo considera que o provável é que uma eventual mudança na tendência positiva dos mercados ocorra "por uma co-relação de eventos menos espetaculares", que "formem um entorno menos hospitaleiro para investidores que se acostumaram a juros baixos".

Entre esses riscos figuram, segundo o Fundo, o déficit em conta corrente dos EUA, os contínuos aumentos das matérias-primas e do petróleo, que alimentam a inflação, aumentos maiores do que o previsto nas taxas de juros e surpresas negativas para os ganhos empresariais e a qualidade de crédito".

No entanto, "a resistência do sistema global financeiro continuou melhorando nos últimos seis meses, contribuindo para as boas condições dos mercados", disse Gerd Hausler, diretor do Departamento de Mercados de Capital do Fundo na apresentação do informe, que contém dados até 16 de fevereiro.

De acordo com o documento, a boa marcha da resistência do sistema deve-se ao crescimento global, a alguns mercados financeiros em recuperação e a uma constante melhora nos balanços dos setores empresariais e financeiros em muito países.

- O crescimento global tem se mostrado bastante sólido nos últimos anos e se espera uma moderada desaceleração que já está em curso - disse Hausler, acrescentando que a inflação seguramente permanecerá sob controle, apesar da alta dos preços das matérias-primas.

O documento indica ainda que o setor financeiro mundial, tanto nos mercados desenvolvidos como nos emergentes encontra-se em forma e por isso "não há uma razão particular para acreditar que este cenário benigno pode ter um fim em breve".

- Mesmo que algo ocorra, há pontos de apoio substanciais - disse Hausler, para quem os elevados preços atuais do petróleo não ameaçam nem a inflação nem as perspectivas de crescimento econômico.

O FMI opina ainda que, hoje em dia, as instituições financeiras estão "melhor preparadas para enfrentar futuros choques potenciais e melhoraram de forma significativa a saúde do sistema financeiro até o primeiro semestre de 2005.

"As instituições financeiras melhoraram sua rentabilidade e fortaleceram suas bases de capital, além de seus sistemas de gerenciamento de riscos", diz o documento.

Em relação aos ajustes nos mercados de câmbio, o FMI acrescentou que "estes foram realizados de forma ordenada nos últimos dois anos", mas alerta que um maior enfraquecimento do dólar poderia ter um efeito negativo no crescimento europeu e japonês.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349005/visualizar/