Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 01 de Abril de 2005 às 12:00
Por: Pau e Prosa

    Imprimir


Os irmãos Alan e Abel Oliveira, arquitetos cuiabanos, estudaram em São Paulo, mas decidiram voltar à terra natal para desenvolver um estilo moderno de arquitetura, o minimalista, que valoriza o clean, a simplicidade dos elementos e das formas retas. Os projetos do Arquitectonica, escritório da dupla, caracterizam-se por grandes aberturas envidraçadas, que são tendência em vários países. “É um estilo nosso que vem sendo adotado por outros colegas de Cuiabá”, afirma Alan.

Para Alan Oliveira, há hoje o fenômeno da migração de moradores de condomínios verticais para os horizontais. “Em função da crescente onda de violência, a melhor opção de moradia era o condomínio vertical. Hoje os condomínios horizontais oferecem, além de segurança efetiva, qualidade de vida, espaço amplo e áreas verdes”, afirma. “Além disso, é uma tradição cuiabana morar em casas com quintais”, enfatiza.

Alan argumenta que a escolha de um arquiteto é determinante na elaboração de um projeto com identidade. Ele sugere que na escolha se considere a afinidade de estilo entre proprietário e profissional e também a empatia. “O primeiro passo é procurar um arquiteto com linha de trabalho e estilo que lhe agrade”.

Além da contratação de um arquiteto, Alan Oliveira dá outras dicas a quem vai construir, como por exemplo, usar a tecnologia para amenizar o calor cuiabano. “Hoje há técnicas construtivas e materiais que amenizam o nosso calor, muitas vezes insuportável. Temos telhas térmicas, mantas impermeáveis e térmicas e até lajes com enchimento em material termo-acústico”, afirma.

Na opinião do arquiteto o nível do acabamento de uma edificação é que determina o preço da obra, mas sugere cautela para a opção por materiais com qualidade. Quanto à mão-de-obra especializada em construção, pintura e colocação de acabamentos, Alan recomenda visitar obras já executadas pelos profissionais e entrevistar clientes para saber o nível de satisfação.

As fotos ilustram uma das criações dos arquitetos, construída no condomínio Florais Cuiabá.

Contato: www.arquitectonica.com.br




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349681/visualizar/