Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 23 de Março de 2005 às 19:30
Por: Celeste Lustosa

    Imprimir


O XI Seminário de Recursos Hídricos aconteceu nesta terça-feira (22) – dia mundial da água, durante todo o dia, e contou com a participação de mais de 500 pessoas, entre estudantes, professores e técnicos dos setores público e privado, de mais de diferentes municípios de Mato Grosso e até de outros estados, como São Paulo e Brasília. No evento houve também a apresentação de mais de 40 trabalhos científicos, relacionados com o tema Água, e apresentações culturais.

O evento, realizado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema), abordou a temática “Água: seus usos e sustentabilidade”, e disseminou informações, pesquisas, ações e projetos sobre a água, além de promover a integração entre pesquisadores, gestores estadual, municipal e federal, envolvendo as iniciativas privadas, as organizações não-governamentais e a sociedade civil na gestão dos recursos hídricos do nosso estado.

Os diversos trabalhos apresentados contemplaram a gestão dos recursos hídricos, a legislação ambiental, o monitoramento das águas, a irrigação em Mato Grosso, diagnósticos ambientais de bacias e micro-bacias, a criação de comitês de bacia, a recuperação de áreas degradadas, a gestão econômicas da água, entre outros assuntos.

Para o coordenador de Planejamento e Pesquisa de Recursos Hídricos da Fema e coordenador do seminário, Cecílio Vilabarte, o evento desperta o interesse das pessoas pela gestão de recursos hídricos. “As pessoas precisam participar da gestão dos recursos hídricos e, nisso o evento foi um sucesso, pois trabalhos interessantes foram apresentados, as pessoas compareceram, fizeram perguntas, enfim se interaram sobre o que está acontecendo com o recurso água, não só em nosso estado, mas no planeta”, disse.

A diretora de recursos hídricos da Fema, Alessandra Panizi, também comemora a participação da sociedade no seminário. “Percebemos a presença não só de técnicos e professores no seminário, mas de jovens estudantes, atentos ao que está acontecendo com um recurso água, do qual a vida de todos nós depende”, acrescentou Panizi.

Após a apresentação dos trabalhos, apresentações culturais, palestras, mesas redondas e debate, uma mensagem fica clara para todos que participaram do seminário da Fema: A água doce é um bem finito e vulnerável, essencial para a sustentabilidade da vida, do desenvolvimento e do meio ambiente e, cabe a todos promover seu uso de forma racional.





Fonte: Fema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351391/visualizar/