Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Março de 2005 às 19:20
Por: Cristina Piloni

    Imprimir


Inaugurada hoje de manhã pelo reitor Paulo Speller, a Central Analítica de Combustíveis-CEANC da UFMT iniciará, a partir de agora, o monitoramento de qualidade nos 900 postos em atividade no Estado. A instalação da Central Analítica de Combustíveis em Mato Grosso resultou da participação da UFMT e do Instituto de Pesquisa Mato-grossense (IPEM) na licitação pública aberta pela ANP-Agência Nacional de Petróleo. Ao vencer a concorrência, a UFMT recebeu recursos da Finep-Financiadora de Estudos e Projetos para a construção e montagem do laboratório, ficando como executora do projeto, enquanto o IPEM entrou como interveniente.

Para Speller, ao colocar a CEANC em funcionamento, a UFMT está cumprindo o seu papel enquanto universidade pública, pois prestará relevante serviço para Mato Grosso, garantindo a qualidade do combustível que a população consome. Destacou que semelhante medida trará repercussões tributárias positivas e, neste sentido, sugeriu que a Secretaria de Fazenda fizesse um acompanhamento do impacto que provocará na arrecadação.

Lembrou que o Governo do Estado, através da Fapemat, tem investido em diversos projetos da Universidade e que tais investimentos trazem retornos palpáveis para a sociedade. O reitor parabenizou o Prof. Edinaldo de Castro e Silva, coordenador da Central, e a sua equipe pelo sucesso do empreendimento e solicitou-lhe o projeto de ampliação do monitoramento para o biodiesel e para o gás natural para que a reitoria pudesse encaminhá-lo para a Finep em busca de um novo financiamento.

O representante da ANP, Valdir Ribeiro Galo, assessor da diretoria geral desse órgão, afirmou que, com a criação da Central em Mato Grosso, estarão sanadas as dificuldades que eram geradas pela necessidade de se transportarem as amostras de combustível coletadas no Estado para Brasília. Esclareceu que o papel do laboratório será apenas de verificar a qualidade do combustível comercializado sem entrar no mérito da questão, uma vez que a fiscalização propriamente dita compete à ANP.

Parabenizou a UFMT por ter conseguido a construção do laboratório, expressando votos de que as dificuldades orçamentários do Governo Federal não atinjam esse trabalho. Explicou que as centrais de análise estaduais representam os olhos, braços e pernas da ANP e, se os laboratórios não tiverem condições de cumprirem sua tarefa, o País é quem perde com a diminuição da arrecadação.

Edinaldo de Castro e Silva agradeceu ao reitor Paulo Speller por ter apoiado o projeto desde a sua concepção, no início da sua primeira gestão, no ano de 2000, e ao Conselho Diretor que o aprovou. Informou que o laboratório da UFMT foi construído especificamente para atender à atividade de monitorar combustíveis, enquanto nas demais universidades que realizam esse tipo de trabalho, as centrais analíticas surgiram de laboratórios adaptados. Frisou, ainda, que a CEANC está dotada de todos os equipamentos que a ANP exige. “Do financiamento total que recebemos da Finep”, conclui, “no valor de R$ 1.500.000,00, R$ 1.250.000,00 foram utilizados na aquisição desses equipamentos, dos quais 80% são importados”.





Fonte: UFMT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351393/visualizar/