Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 23 de Março de 2005 às 17:15

    Imprimir


Os líderes de EUA, México e Canadá anunciaram nesta quarta-feira a implementação de uma Associação para a Segurança e a Prosperidade da América do Norte, visando a promover a cooperação trilateral em economia e segurança.

Os presidentes dos Estados Unidos, George W. Bush, e do México, Vicente Fox, e o primeiro-ministro do Canadá, Paul Martin, divulgaram uma declaração na qual dizem que a segurança e a prosperidade dos três países "são mutuamente dependentes e complementares". Os três governantes darão uma entrevista coletiva assim que encerrarem a primeira parte da cúpula que fazem hoje na cidade de Waco (Texas) para explicar os principais pontos desta iniciativa de cooperação regional.

Em termos de segurança, o documento destaca como objetivos dar início a estratégias comuns de segurança e de proteção biológica nas fronteiras e aumentar a segurança da infra-estrutura, além de preparar respostas comuns às emergências.

Também propõe avançar na área de segurança aérea e marítima, combater as ameaças internacionais e aumentar a cooperação em questões de inteligência, assim como melhorar o fluxo de pessoas e bens pelas fronteiras.

Em questões econômicas, a declaração assinala o objetivo de aumentar a competitividade através de uma maior cooperação em normas e regulamentos, assim como uma maior colaboração em setores como energia, transporte, tecnologia e serviços financeiros.

Os três líderes destacaram também o objetivo de reduzir os custos do comércio entre os três países do Nafta e de aumentar o comércio agrícola mantendo a segurança alimentar.

A cúpula estabeleceu a criação de grupos de trabalho ministeriais que estabelecerão os passos concretos para fixar as datas de implementação do projeto.

Os ministros deverão apresentar um relatório inicial aos governantes depois de 90 dias. Após este prazo, os grupos se reunirão duas vezes por ano.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351432/visualizar/