Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 23 de Março de 2005 às 15:52
Por: Elizabeth Lopes

    Imprimir


São Paulo - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta quarta-feira que se a motivação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao fazer a minirreforma ministerial foi recuperar o controle da situação, ele tinha de fazer isso mesmo. "Não sei qual foi a motivação. Pode ser que ele tenha achado taticamente que era importante recobrar o controle da situação. Se foi isso, ele tinha de fazer isso mesmo", reiterou em entrevista concedida, em um hotel em São Paulo, após almoçar com um grupo de empresários do setor de informática.

Para ele, o presidente Lula terá que dedicar parte do seu tempo para reconstruir um caminho de base e de sustentação mais sólida. "Eu sei como é difícil de lidar com certos interesses que existem no Congresso", disse. Ele afirmou que todos os governos têm seus momentos de dificuldades. "Este é um momento de dificuldade, mas não abala as instituições."

Fernando Henrique criticou o lançamento da candidatura à reeleição do presidente Lula feito pelo ministro da Casa Civil, José Dirceu. "Não é momento de antecipar o processo sucessório. E vi o Zé Dirceu falar que a oposição é que estava fazendo isso. Não, quem fez isso foi ele."

O ex-presidente disse que o seu partido não lançará candidato antes do processo sucessório. E descartou qualquer possibilidade de ser candidato. "Eu sempre me excluo." Ao ser perguntado sobre a possibilidade de disputar o governo de São Paulo, ele disse que apesar de ser um lugar de muito prestígio, não é sua intenção. "As mesmas razões que me levam a não ser candidato à Presidência da República valem também para São Paulo."

Ao falar que não pretende ser candidato nas eleições do ano que vem, o ex-presidente utilizou o futebol como exemplo. "É como um jogador de futebol, é melhor sair quando está bem", disse. "A gente deve ter noção de seu momento na história e é muito ruim quando não é o seu momento e você insiste".

O ex-presidente comentou o resultado da mais recente pesquisa CNI/Ibope, que apontou o prefeito de São Paulo, José Serra, como o mais bem colocado entre os tucanos. "Eu vi com satisfação que Serra tem um posição boa", disse. Mas lembrou que Serra tem dito que pretende ficar os quatro anos na prefeitura.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351459/visualizar/