Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Março de 2005 às 07:08
Por: Márcia Oliveira

    Imprimir


O juiz da 2ª Vara federal, Paulo Alves Sodré, julgou improcedente, por falta de provas, a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) em que o empresário Josino Guimarães é apontado como sonegador fiscal.

Na mesma decisão, Sodré encaminhou para a Justiça estadual o processo em que Josino, Pedro Armínio Piran e José Osmar Borges são acusados de lavagem de dinheiro.

As duas acusações contra Josino surgiram meses antes dele ser apontado pela Polícia Federal como o mandante do assassinato do juiz Leopoldino Marques do Amaral.

Segundo o MPF, durante as investigações a Polícia Federal descobriu que o empresário ostentava um padrão de vida "totalmente incompatível" com sua atividade profissional.

O ex-procurador da República no Estado, José Pedro Taques, fundamenta sua denúncia nas investigações que teriam confirmado que Josino não declarou à Receita Federal a totalidade de seus bens, em 1998 e 99.

Por conta disso, Taques afirma que Josino agiu como um criminoso, com a intenção de reduzir o pagamento de tributos. Josino teria omitido a compra de dois terrenos, localizados em Chapada dos Guimarães, nos quais construiu uma "mansão cinematográfica".

Além disso, não teria informado à Receita sobre uma casa no bairro Santa Rosa; uma lancha, duas pick-up"s, um Astra e uma moto de marca Yamaha.

Segundo Taques, Josino teria cometido o crime de sonegação fiscal duas vezes. Pois após as investigações, ele teria resolvido declarar. "Porém, além de não declarar os automóveis e a lancha, subestimou os valores dos imóveis, prestando, novamente declarações falsas à Receita", diz a denúncia.

Taques afirma que a origem dos bens de Josino estava diretamente relacionada com a intermediação de vendas de sentenças do Tribunal de Justiça.

Osmar Borges e Armínio Piran foram também foram acusados de lavagem de dinheiro por terem comprado a casa de Josino, durante as investigações. À época, os três acusados sempre negaram todas as denúncias.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351631/visualizar/