Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Março de 2005 às 00:08
Por: Caroline Rodrigues

    Imprimir


Trabalhadores da construção civil dos municípios de Água Boa, Campo Novo dos Parecis, Cuiabá e Sorriso poderão participar dos cursos de qualificação ofertados pelo projeto “Colher na massa”. Ao todo serão cerca de 900 vagas distribuídas entre as três cidades do Estado.

O curso será oferecido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra), e ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT). A assinatura do contrato de prestação de serviços acontece nesta terça-feira (22.03) no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) às 19h, durante o evento “Senai na Obra”.

O projeto foi orçado em R$ 502 mil, provenientes do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), que destina 70% de sua arrecadação para obras em estradas e 30% para o setor de habitação popular, sendo que os trabalhadores farão estágio nos canteiros de obra do Governo do Estado.

A melhoria na qualidade da mão-de-obra estadual é um dos obstáculos para a exigência do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQPH). Segundo as empreiteiras, houve um crescimento das obras no Estado, no entanto os profissionais qualificados não suprem a necessidade do setor.

Com a formação de profissionais, o Estado exigirá o cumprimento das normas, que têm o objetivo de reduzir o desperdício de materiais, o número de acidentes de trabalho e aumentar a qualidade das obras.

De acordo com um levantamento de demanda realizado pelo Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscom-MT), em dezembro, a mão-de-obra mais procurada é pedreiro, seguido de carpinteiro, eletricista, encanador e pintor.

Seguindo o diagnóstico, os cursos oferecidos serão de Armador de Ferro, Assentador de Revestimentos Cerâmicos, Carpinteiro de formas e Instalações Elétricas. Também será ministrada Leitura e Interpretação de Desenhos na Construção Civil, além de Mestre de Obras, Carpinteiro Telhadista, Pintor, Almoxarife e Apontador de Obras.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351668/visualizar/