Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 28 de Novembro de 2012 às 14:59

    Imprimir


O resultado do trabalho de combate aos incêndios florestais em Mato Grosso, durante o período proibitivo de queimadas,  de 15 de julho a 15 de outubro deste ano, não teve resultado positivo. O número de registros dobrou em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

De acordo com o relatório do Centro Integrado de Multiagências, divulgado recentemente, foram registrados 133.835 focos de calor no estado, sendo que no ano passado foram 61.502. "O acúmulo da biomassa, ou seja, a forma da vegetação é propícia para a queima. A própria composição da nossa biodiversidade, uma grande faixa de cerrado e ainda o Pantanal e essas três formas de vegetação são propícias ao fogo com a baixa umidade, elevadas temperaturas e ventos fortes", disse o comandante regional do Corpo de Bombeiros, Dércio Santos Souza. 

Segundo ele, o período de estiagem neste ano contribuiu com o aumento de focos. "Este ano tivemos uma estiagem maior e, consequentemente, tivemos maior incidência de focos de calor", pontuou.

A superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Cibele Ribeiro, disse que 260 brigadistas trabalharam no período proibitivo neste ano. Cerca de 20 a mais do que no ano passado. Foram montadas 40 bases operacionais no estado, sendo 17 do Corpo de Bombeiros, quatro da Polícia Militar Ambiental, 11 do Ibama, 6 do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e uma brigada em Rosário Oeste e outra em Chapada dos Guimarães.

"Do ponto de vista prático, a gente entende que as ações devem permanecer em alteração, ou seja, novas práticas de manejo sem o uso do fogo com certeza seriam bem mais eficientes", avaliou.

 Conforme o Inpe, Marcelândia se destacou na redução das queimadas e incêndios florestais. No ano passado, o município registrou 2.761 focos de calor e, em 2012, caiu para 1.367. Por outro lado, em Feliz Natal esse número quase quadruplicou. Em 2012, foram 1.884 e, este ano, mais de 7 mil.

Entre os 10 municípios que apresentaram os maiores números de focos de calor este ano também estão Paranatinga, com mais de 6 mil, Colniza, também com mais de 6 mil, e São Félix do Araguaia, com mais de 4 mil. "Vamos intensificar os trabalhos de prevenção e combate a incêndios", adiantou a superintendente do Ibama.

Por causa desse aumento, estão sendo planejadas ações de prevenção e combate às queimadas. "Estamos articulando junto com as secretarias para levar uma proposta ao governador Silval Barbosa que prevê ações não só de conscientização, como também de fazer um aparato de fazer frente à queimada, o combate para evitar propagação desses incêndios", afirmou o secretário estadual de Meio Ambiente, Vicente Falcão.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/35203/visualizar/