Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 14 de Março de 2005 às 15:16
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) e a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República promovem nesta terça-feira (15.03) o Simpósio “Entraves para Financiamento a Pescadores e Aquicultores”. O evento, que vai discutir políticas e diretrizes para o desenvolvimento e o fomento da produção pesqueira e aqüicola em Mato Grosso, será realizado no auditório da Delegacia Federal da Agricultura (DFA), localizado na Alameda Aníbal Molina, S/N, em Várzea Grande.

No seminário, serão abordados temas como a necessidade da liberação de recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e outras linhas de crédito para aqüicultura e pesca. As dificuldades enfrentadas pelos profissionais da pesca e a questão ambiental também serão debatidas por especialistas.

A programação consta palestras e a proposição dos agentes financeiros como Banco do Brasil, Banco da Amazônia (Basa) e MT Fomento para incentivar por meio de programas e projetos o desenvolvimento da pesca artesanal e industrial, bem como as ações voltadas à implantação de infra-estrutura de apoio à produção e comercialização do pescado e de fomento à pesca e aqüicultura.

Entre os palestrantes, o coordenador de linhas de crédito da Secretaria Especial de Apicultura e Pesca e membro do Conselho do Fundo Constitucional do Centro Oeste (Condel), Aldemar Antônio da Silva, vai falar sobre a necessidade de liberação de linhas de crédito para o setor.

O presidente da Federação dos Pescadores de Mato Grosso, Lindemberg Gomes de Lima, apresentará um painel dos “anseios dos pescadores” em Mato Grosso.

Também participam do evento, o secretário de Desenvolvimento Rural, Otaviano Pivetta, o secretário de Agricultura Familiar da Seder, Jilson Francisco da Santos, representantes do Ministério Público e do Judiciário. No final do evento será um documento com propostas e soluções para o setor pesqueiro.

A secretaria - Criada pelo atual Governo Federal por meio da Medida Provisória nº 103, de 1º de janeiro de 2003, cabe à Secretaria Especial de Pesca “assessorar o presidente da República na formulação de políticas e diretrizes para o desenvolvimento e o fomento da produção pesqueira e aqüicola e, especialmente, promover a execução e a avaliação de medidas, programas e projetos de apoio ao desenvolvimento da pesca artesanal e industrial”. Outra função da secretaria é promover ações voltadas à implantação de infra-estrutura de apoio à produção e comercialização do pescado e de fomento à pesca e aqüicultura.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352948/visualizar/