Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 12 de Março de 2005 às 09:55

    Imprimir


Pequenos produtores do Norte de Mato Grosso querem melhorar o padrão da qualidade do leite mato-grossense, que chega à mesa da população. Apesar da baixa rentabilidade da atividade, o setor produtivo quer conquistar o seu espaço para firmar a cadeia leiteira como uma comoditie, a exemplo da soja e do algodão.

No entanto, assinalam produtores, os problemas começam da porteira para dentro e se estende aos compradores e indústrias de beneficiamento do produto. "Temos que melhorar a rentabilidade e a qualidade de nosso rebanho. Para que isso aconteça, temos que ter apoio como este que o Governo do Estado está nos oferecendo", disse o produtor de Colíder, Milton Jisani, de 43 anos.

Jisani cria 15 vacas em sua propriedade, que produzem 70 litros de leite por dia. A média por animal chega a cinco litros por dia, o que lhe garante uma renda mensal de R$ 600 mil da venda do produto, que é feita para a Indústria de Laticínios Marajoara, em Colíder.

A exemplo de Milton Jisani, o produtor José Alves de Lima, de 67 anos, também participa do evento, que está sendo promovido em Colíder, para obter informações para melhorar o padrão da atividade leiteira no Município. "Para melhorar a nossa situação, temos buscar saídas que passam pela qualidade do gado, ordenha bem feita e até tecnologia para quem tem dinheiro", assinalou.

Segundo o secretário de Agricultura de Colíder, Luiz Antônio Pavoni, o Município tem um plantel de gado de corte estimado em 352 mil cabeças. E rebanho leiteiro é de 48 mil cabeças. "Considerando que 50% do rebanho estejam em lactação, com uma produção em média de dois litros por cabeça, a estimativa é de 48 mil litros de leite por dia que são beneficiados nas indústrias de Colíder, Nova Canaã e Terra Nova do Norte", informou o secretário.

De acordo com Pavoni, o apoio que o Governo do Estado está dando à agricultura familiar poderá alavancar a cadeia do leite no Município. "Precisamos buscar saídas e definir ações conjuntas para apoiar a cadeia do leite na região", disse ele.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353339/visualizar/