Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 11 de Março de 2005 às 21:10

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde está preocupada com o nível de conscientização do usuário mato-grossense do SUS no que diz respeito à doação de órgãos para transplante.

Visando fortalecer as políticas públicas de doação de órgãos e, ao mesmo tempo, levar informação aos motoristas e transeuntes durante o final de semana, a Central de Regulação realiza mais uma ação do programa "Vida Seja um Doador – Avise sua Família", da Secretaria de Estado de Saúde: um pedágio de sensibilização e divulgação da necessidade da doação de órgãos no Estado.

A ação acontece no sábado e domingo, no horário de 8h às 12h, no trevo da Rodovia Emanuel Pinheiro, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

O superintendente da Central de Regulação, Vander Fernandes, justificou a necessidade da ação.

"É importante a população saber que Mato Grosso está avançando no transplante de córnea, rim, enxerto ósseo e integra o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), que possibilita reunir informações como nome, endereço, resultados de exames e características genéticas de pessoas que se dispõem a doar medula para transplante,informações que serão repassadas à população em casos de necessidade", disse.

Na ocasião em que forem abordados os motoristas e transeuntes receberão um kit contendo um boné e planfletos que explicarão as verdades e mitos da doação, tipos de doador, órgãos que podem ser aproveitados para transplante, diferença entre a morte cerebral e o coma, se há alguma despesa para a família do doador e como expressar o interesse em ser doador e fornecerá informações sobre os serviços que o Estado oferta na área de transplante.

Um dos objetivos do evento é divulgar junto à população o trabalho da Central de Regulação e Central de Transplantes. Conforme Vander Fernandes, a Central de Transplantes tem a função de estimular a doação, fazendo a busca ativa de potenciais doadores e estimular o credenciamento de novas equipes transplantadoras, tanto profissionais como hospitais capacitados para fazer o transplante.

"Quando há um potencial doador ele tem que ser notificado normalmente pelo médico que está cuidando do paciente embora nem sempre os médicos façam isso. Então, a Central, todos os dias, entra em contato com as Unidades de Terapia Intensiva e busca informações sobre os pacientes potencialmente doadores, ou seja, aqueles que têm morte encefálica", explicou Vander Fernandes.





Fonte: Diario de Cuiaba

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353425/visualizar/