Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 09 de Março de 2005 às 08:09

    Imprimir


Assistir a uma comédia melhora a maneira como vasos sangüíneos funcionam, de acordo com um estudo da escola de medicina da Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos.

Pesquisadores da universidade contaram com voluntários para comparar os efeitos de se assistir a cenas engraçadas e cenas estressantes.

O estresse fez com que o fluxo de sangue se reduzisse 35%. Já as risadas provocadas pela comédia fizeram com que o fluxo aumentasse 22%.

As conclusões foram apresentadas ao American College of Cardiology.

Expansão



Os pesquisadores sugerem que a risada levou o tecido que forma o revestimento interno de vasos sangüíneos, o endotélio, a se expandir para aumentar o fluxo.

O endotélio é conhecido por ter um forte efeito sobre o tônus de vasos sangüíneos. Ele regula o fluxo de sangue, ajusta a coagulação e espessamento do sangue, além de secretar substâncias químicas em reação a ferimentos, infecções ou irritações.

Ele também tem um papel importante no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

"O endotélio é a primeira linha no desenvolvimento de arterioesclerose ou endurecimento das artérias. Então, dado o resultado do estudo, é concebível que rir pode ser importante para manter um endotélio saudável, e reduzir o risco de doenças cardiovasculares", disse Michael Miller, diretor de cardiologia preventiva do centro médico da Universidade de Maryland, que comandou a pesquisa.

"No mínimo a risada contrabalança o impacto do estresse, que é danoso para o endotélio."

"Trinta minutos de exercícios três vezes por semana, e 15 minutos de risadas diariamente são provavelmente bons para o sistema vascular", afirmou. Filmes

A equipe estudou 20 voluntários saudáveis, não fumantes, com idade média de 33 anos.

Eles assistiram a um trecho de um filme que causasse estresse, como a abertura de O Resgate do Soldado Ryan, ou um pedaço de um filme que os fizesse rir, como King Pin (sem tradução no Brasil).

Pelo menos 48 horas depois, eles viram um filme que provocasse o efeito oposto do que assistiram anteriormente.

Antes de assistir a cada filme, os voluntários ficaram em jejum e submeteram-se a testes para saber como vasos sangüíneos na artéria braquial do braço respondia a súbitos aumentos no fluxo de sangue.

Os voluntários assistiram a trechos de 15 minutos dos filmes, deitados num quarto com temperatura controlada.

Depois da sessão, seus vasos sangüíneos foram testados novamente.

Não foi observada nenhuma diferença na dilatação de vasos sangüíneos entre os dois grupos antes da exibição dos filmes.

Mas o fluxo da artéria braquial reduziu-se em 14 dos 20 voluntários em seguida à exibição de filmes que causam estresse.

Em contraste, um relaxamento de vasos sangüíneos benéfico, ou vasodilatação, ocorreu em 19 dos 20 voluntários depois de assistir a trechos de filmes que provocaram risos.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/354184/visualizar/