Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 05 de Março de 2005 às 12:25
Por: Evelyn Leopold

    Imprimir


Cerca de 90 locais que foram monitorados pela Organização das Nações Unidas (ONU) devido à presença de materiais de armas não-convencionais foram demolidos ou saqueados desde a intervenção norte-americana no país, afirmou um novo relatório do órgão.

A Comissão de Monitoramento, Verificação e Inspeção da ONU (UNMOVIC), criada para rastrear armas de destruição em massa no Iraque, tomou como base para suas conclusões no relatório imagens de satélite de locais que abrigavam materiais com potencial armamentício.

Reformas e obras foram iniciadas em 10 dos 90 locais, disse o relatório de Demetrius Perricos, inspetor-chefe de armas, ao Conselho de Segurança da ONU.

A UNMOVIC, usando fotografias e números de série, havia informado anteriormente que os saques de locais desprotegidos fizeram com que motores de mísseis aparecessem no lixo do porto holandês de Roterdã, bem como na Jordânia.

Mas o novo relatório, divulgado na sexta-feira, forneceu números mais abrangentes sobre a quantidade de locais desprotegidos que foram saqueados ou destruídos por bombardeios durante a invasão do Iraque dois anos atrás.

Antes de deixarem o Iraque, os inspetores da ONU haviam examinado 411 locais, disse o relatório. Depois da guerra, os inspetores examinaram 353 locais e determinaram que 70 deles haviae sido danificados pelos bombardeios.

Os inspetores da ONU permaneceram no Iraque entre 1991 e 1998 para procurar e destruir armas e materiais nucleares, biológicos e químicos depois da Guerra do Golfo.

O governo de Saddam Hussein havia permitido a volta dos inspetores da ONU no final de 2002, depois da ameaça de guerra por parte dos Estados Unidos. Mas os norte-americanos recusaram-se a autorizar que eles voltassem ao país após a invasão de março de 2003.

O Conselho de Segurança discutirá o relatório na terça-feira em meio a questionamentos sobre o futuro da agência.

Os membros do conselho têm pressionado as autoridades norte-americanas e britânicas para que os inspetores possam completar seu trabalho de monitoramento.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/354842/visualizar/