Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 04 de Março de 2005 às 17:21
Por: AMANDA FREITAS

    Imprimir


A primeira-dama e secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, abrirá os remates do 2º Leilão Senador Jonas Pinheiro e Convidados, que será realizado no próximo dia 09 de março, na Acrimat, a partir das 20h. Os recursos arrecadados com o leilão desta nelore serão revertidos para projeto de qualificação na área da Pecuária desenvolvido pela secretária.

Os remates iniciam com o lote representado pela nelore “Caçula do Cocal”, filha do renomado touro 1646, e no 1º Leilão do Senador Jonas Pinheiro, em março do ano passado, o pecuarista Antonio José Junqueira Vilela, arrematou-a pelo valor de R$ 102 mil e a doou novamente para que fosse novamente leiloada e os recursos aplicados em projetos de geração de emprego e renda desenvolvidos pela Setec.

A venda será feita num inédito procedimento 4x1, ou seja, a vaca, ao ser arrematada, irá acompanhada do bezerro, filho do renomado touro Panagpur, de sua prenhez e de prenhez gerada por ela, mas transferida para outra receptora.

Em 2004, os recursos arrecadados com os leilões foram aplicados nos cursos de vaqueiro e de manejo de gado registrado, dentro do projeto Parceria Rural - Pecuária. A primeira turma do curso de vaqueiro atendeu seis municípios: Alta Floresta, Apiacás, Juara, Juína, Colider e Peixoto de Azevedo. A meta da Setec foi atingida com a formação de 93 vaqueiros. Desses, 48,39% estão inseridos no mercado de trabalho, 39,78% são microproprietários rurais e 11,84% são estudantes que aguardam a inserção no processo produtivo como assalariados ou microproprietários.

O curso de manejo de gado registrado também cumpriu sua meta, capacitando 42 trabalhadores rurais em três municípios: Lambari D’Oeste, Poconé e Nova Mutum. Desses trabalhadores, 25 já tinham ocupação profissional para se manter no mercado de trabalho e 17 estavam desempregados. Dos desempregados, seis de Poconé e um de Nova Mutum já estão trabalhando.

Por meio dos leilões a Setec pretende, mais uma vez, durante este ano, angariar fundos para o desenvolvimento dessas atividades de geração de emprego e renda. Com o curso de vaqueiro a meta é qualificar mais de 500 trabalhadores rurais, atingindo 30 municípios, começando por Paranaíta (851 Km ao norte de Cuiabá), onde o curso inicia no próximo dia 9 de março, na fazenda Universal, de Paranaíta. A duração é de onze dias e os alunos aprendem noções de artesanato em couro, manejos de cria, recria, engorda e de curral, castração, vacinação, rastreabilidade, ética e cidadania, direitos e deveres previdenciários e noções de direitos do trabalho.

Segundo o coordenador do projeto Parceria Rural - Pecuária, José de Abreu, para participar do curso é simples. “Basta o aluno estar desempregado ou ser um pequeno produtor rural e ter idade acima de 18 anos. Estar inscrito no Sine e procurar a Setec”, disse.

A secretária Terezinha Maggi destaca que o sucesso dos cursos na área da Pecuária deve-se a parceria entre o Governo do Estado e os pecuaristas, que contribuem com recursos para a implementação de projetos de geração de emprego e renda. “É uma comunhão de esforços. E os próprios pecuaristas reconhecem a necessidade de investir em qualificação, pois são eles que mais sofrem com a falta de mão-de-obra qualificada. Mato Grosso está repleto de pecuaristas com visão, de gente que sabe que sem qualificação, tanto o trabalhador, quanto o dono da fazenda e também os animais sairão perdendo".





Fonte: Assessoria/ Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355076/visualizar/