Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 04 de Março de 2005 às 16:54
Por: Cecilia Jorge

    Imprimir


Brasília - Na Guatemala, metade das crianças sofre de desnutrição crônica, o que representa quase 2 milhões de pessoas. A afirmação é do ministro da Frente Nacional Contra a Fome da Guatemala, Andrés Bortrán, que está em missão oficial ao Brasil. O governo da Guatemala quer usar a experiência brasileira no combate à fome e à desnutrição para enfrentar o problema. Por isso, nesta sexta-feira, Bortrán assinou acordo de cooperação com o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias.

O acordo prevê que o governo brasileiro ofereça capacitação para técnicos da Guatemala com o objetivo de melhorar a implementação de políticas de segurança alimentar e nutricional no país. "Além da cooperação em si, tem também uma dimensão mais ampla de estarmos sensibilizando governos e sociedades para esse grande mutirão internacional, liderado pelo presidente Lula, no sentido de erradicarmos a fome e a desnutrição nos nossos países e no mundo inteiro", disse Patrus Ananias.

De acordo com Andrés Bortrán, as comunidades rurais e indígenas são as mais afetadas pelo problema da desnutrição. Na Guatemala sete em cada dez crianças estão desnutridas nessas regiões, disse. Durante a semana, a missão guatemalteca conheceu ações e projetos desenvolvidos pelo governo brasileiro, como a construção de cisternas, os restaurantes populares e os bancos de alimentos.

Além da capacitação que vai ajudar na implantação dessas iniciativas, Bortrán disse ter interesse na experiência de mobilização social para garantir a continuidade das políticas. "Queremos fortalecer o tema de mobilização social porque é vital que esse esforço seja tomado por toda a sociedade, e não somente por um governo ou outro, para que tenha sustentabilidade".





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355085/visualizar/