Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 04 de Março de 2005 às 16:14
Por: Jorge Eduardo Machado

    Imprimir


Rio - O prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, afirmou na manhã desta sexta-feira (4) que acredita estar mais próximo o entendimento entre o município e o Ministério da Saúde sobre a crise dos hospitais federais municipalizados. Segundo o prefeito, o secretário municipal de Saúde, Ronaldo Cezar Coelho, preparou uma resposta ao ministério que será enviada em breve.

Cesar Maia disse concordar com o conteúdo da proposta do governo federal, mas não com a forma. Para ele, após a reunião desta quinta-feira do Conselho Municipal de Saúde — na qual foi recomendado o repasse da gestão dos recursos do SUS para o governo estadual, em vez da prefeitura — o ministério teria percebido ter mais interesses em comum com o município. "Ontem, o representante do ministro (o secretário de Atenção à Saúde do ministério, Jorge Solla) esteve com sindicatos, conselhos. Ele pôde ver aquele grupo todo aparelhado. Que eles não querem resolver nada. Ele pensou que encontraria as pessoas do seu time. Mas o que encontrou foi uma tribo de selvagens. E o representante acabou discordando (das deliberações do conselho)", salientou Cesar Maia.

Na quinta-feira, Jorge Solla deu entrada a um pedido de interpelação judicial para que o prefeito confirme ou se desculpe pela declaração de que o ministro da Saúde, Humberto Costa, seria mentiroso. "Apliquei a palavra 'mentira' da forma que ela existe no dicionário. Não sei se o ministro estava mal informado e, com isso, tratou de um assunto que é contratual como se não fosse uma obrigação do ministério da Saúde. Nesse sentido, ele mentiu. E nem sei se era a intenção dele, mas realmente não foi passado para as pessoas, através dos meios de comunicação, os fatos como ocorreram", explicou César Maia.

Ainda de acordo com ele, a divergência entre prefeitura e governo federal não é uma tentativa de antecipar o debate eleitoral, uma vez que Maia se lançou candidato à presidência em 2006. O prefeito declarou que não iniciaria uma polêmica que poderia se voltar contra ele próprio.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355096/visualizar/