Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 03 de Março de 2005 às 20:10
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


Uma extensa programação está sendo organizada pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses), por meio de suas coordenadorias técnicas, para a semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. “Na aplicação das políticas de proteção à saúde da mulher a Secretaria promoverá ações que visam garantir ao sexo feminino informações sobre sua saúde e demais direitos para que possam ter controle sobre sua vida e seu corpo”, comentou a responsável-técnica da Área da Saúde da Mulher, psicóloga Marley Carvalho, da Superintendência de Atenção Integral (SAI).

Marley Carvalho citou como exemplo dessas informações a serem repassadas, um dos temas a serem massificados durante a semana: “Tenha poder sobre sua vida e seu corpo. Sua saúde também está em suas mãos”. Serão abordados durante as ações métodos contraceptíveis, enfocando especialmente, o uso da camisinha feminina e sua importância para a saúde da mulher.

A semana começará no dia 8 de março com uma Oficina da Cidadania que irá das 8h às 17h, no prédio do Ganha Tempo, ao lado da Praça Ipiranga, no centro de Cuiabá. O evento está sendo organizado pela Área Técnica da Saúde da Mulher e da Educação e Saúde, do Estado e do município. Na oportunidade serão trabalhados temas como sexualidade, prevenção do câncer da mama e útero. Também haverá um estande com dicas de limpeza de pele e maquiagem.

Paralelo a esse evento a Saúde estará com um estande na Praça Alencastro, no Centro, orientando e fornecendo informações sobre a saúde da mulher. O evento contará com a participação de trabalhadoras rurais, ligadas à Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Mato Grosso (Fetagri).

No dia seguinte, 9 de março, numa parceria com o MT Hemocentro, acontece a campanha “Sou doadora de vida”, que visa estimular as servidoras da Secretaria de Estado de Saúde a doarem sangue. A coleta será feita pela unidade móvel do MT Hemocentro.

No dia 11, das 9h às 17h, a Secretaria de Estado de Saúde novamente estará com um evento temático, na Praça Alencastro. Serão fornecidas informações, em várias tendas, sobre a saúde, beleza, economia solidária, cultura, espiritualidade e sabedoria.

No mesmo dia, a partir das 16h, todas as mulheres presentes serão convidadas a participarem da “Marcha das Violetas”, que contará com a presença da ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres. A marcha sairá da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, percorrerá a avenida da Prainha, subindo a Getúlio Vargas e terminando na praça Alencastro. Logo após a chegada na praça será realizado o show artístico.

Os eventos são realizados em parceria com a Secretaria Especial de Política da Prefeitura de Cuiabá, Conselho Estadual do Direito da Mulher, Fórum de Mulheres da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Fetagri e Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) e a Gerencia de Qualidade de Vida, da Secretaria de Estado de Saúde.

POLÍTICAS DE SAÚDE “A Saúde tem políticas de planejamento familiar baseada no direito da mulher em decidir de um modo livre e responsável o momento certo de iniciar sua vida sexual, o número e o espacejamento dos seus filhos, de defender e de promover a igualdade de gênero, que implica diretamente na sua qualidade de vida. É dever do Estado, seja em nível federal, estadual ou municipal, garantir os meios e as informações necessárias para que a mulher exerça esse direito”, ressaltou Marley Carvalho.

De acordo com a técnica, ao implementar políticas como estas, que vêm do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Estado de Saúde articula e estimula a sua inserção das ações nos municípios, conforme preconizam as Normas de Atenção à Saúde (NOAS), que dizem que o planejamento familiar faz parte das atividades mínimas de atenção básica à saúde da mulher, com a realização de pré-natal. “Nesse contexto uma das pollíticas de atenção à Saúde da mulher que mais se destacam é a da prevenção do câncer de mama e do útero. Nosso dever é o acolhimento humanizado e qualificado dessa paciente de acordo com as suas necessidades”, disse.

Marley lembrou que o Ministério da Saúde distribui para os municípios os kits básicos (preservativos femininos e masculinos, contraceptível oral e pílulas do Dia Seguinte) e o complementar (DIU e os anticoncepcionais injetáveis: mensal e trimensal). O kit complementar é fornecido para os municípios que tenham médicos habilitados para a colocação do DIU.

Para a distribuição dos kits à população feminina, a Ses incentiva a criação de Grupos Educativos de Planejamento Familiar nas unidades básicas de saúde. “A idéia é que a mulher passe por esses grupos para saber qual o medicamento ou contraceptível adequado para o seu corpo e à sua saúde”, explicou.





Fonte: Assesoria/ses-mt

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355353/visualizar/