Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 03 de Março de 2005 às 10:41

    Imprimir


A polícia do Quênia prendeu nesta quinta-feira pelo menos 40 manifestantes antiglobalização que protestavam próximo ao local onde representantes de 33 países participam de uma reunião promovida pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Ministros e outras autoridades estão reunidos em Ukunda, ao sul de Mombasa, para tentar chegar a um acordo sobre regras de comércio que serão apresentadas na próxima reunião da OMC.

O Brasil e outros quatro países - China, Índia, África do Sul e Argentina - vão apresentar um esboço de proposta para liberalizar impostos sobre produtos industriais.

Esses países não ficaram satisfeitos com uma proposta apresentada pelos Estados Unidos e pela União Européia há poucas semanas prevendo uma redução drástica dos impostos de importação para produtos industriais.

Flexibilidade

A proposta do Brasil prevê cortes mas com flexibilidade, com reduções menores para os países emergentes.

As negociações já estão atrasadas, por causa de discordâncias sobre os subsídios que países desenvolvidos dão às suas indústrias de algodão e açúcar.

Muitos países em desenvolvimento avisaram que vão se retirar da conferência da OMC em Hong Kong, em dezembro, se os subsídios não forem cortados.

O ministro do comércio de Ruanda, Manasseh Nshuti, disse que países africanos querem planos concretos desta vez, e não apenas declarações de intenções.

Os participantes dizem esperar que os ministros dêem um sinal claro de que o objetivo é concluir a rodada até o ano que vem.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355521/visualizar/