Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 03 de Março de 2005 às 07:38

    Imprimir


Um estudo publicado na revista especializada BMC Pediatrics recomenda que hospitais deixem as crianças que estão internadas jogar videogames de realidade virtual como complemento a remédios para reduzir a dor.

Segundo os médicos de um hospital de Adelaide, na Austrália, a imersão da criança em um mundo virtual repleto de monstros e seres extraterrestres ajudou a aliviar a dor sentida por crianças que haviam sofrido queimaduras graves.

O escore da dor em crianças que tomaram apenas analgésicos foi de 4,1 em uma escala até 10, enquanto a ajuda do videogame reduziu este número para 1,3.

Os cientistas fizeram a experiência com sete crianças, a quem pediram que jogassem um jogo virtual enquanto estavam trocando de roupa.

Mundo virtual

O Hospital de Mulheres e Crianças de Adelaide utilizou na experiência um jogo controlado por meio de um equipamento especial que é usado na cabeça e contém duas pequenas telas de computador e um sensor especial que permite à criança interagir e entrar em um mundo virtual onde ela pode matar monstros.

Todas as crianças participantes do estudo também receberam doses de analgésicos.

Os cientistas pediram para elas relatarem o nível de dor que estavam sofrendo utilizando uma escala formada por desenhos de rostos de bonecos, desde um sorriso até uma careta de dor.

As crianças reportaram muito menos dor quando estavam jogando o videogame do que quando estavam apenas sob o efeito de analgésicos.

Os pesquisadores dizem que, ao se deslocarem para “um outro mundo”, as crianças prestam menos atenção aos estímulos que lhes causam dor.

“Se uma quantidade de jogos diferentes for disponibilizada, levando em conta os diferentes grupos de idade, isto poderia ser amplamente aplicado”, disseram eles no artigo.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355570/visualizar/