Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 03 de Março de 2005 às 07:23
Por: Anelize Moreno

    Imprimir


A Rússia suspendeu ontem o embargo às carnes bovina e suína de seis estados brasileiros. No entanto, a carne mato-grossense continua impedida de entrar no país asiático. A restrição sanitária ao produto mato-grossense foi mantida devido a proximidade com regiões onde foram detectados focos da doença. No ano passado, as carnes bovina e suína representaram 74,41% de todas as vendas externas de carne de Mato Grosso, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt).

A maior participação foi da carne de gado, que respondeu por 72,52% do total, com US$ 122,893 milhões vendidos. O mercado externo comprou ainda US$ 3,203 milhões de carne de porco. Em relação a 2003 o volume de carne bovina vendida para outros países aumentou 21,98% e a suína cresceu 1,253%. Para o coordenador do Centro Internacional de Negócios da Fiemt, Gavur Kirst, mesmo apresentando crescimento, os resultados das exportações do produto poderiam ter sido melhores não fosse o embargo. Porém, ele destaca que para compensar essa perda, os frigoríficos foram em busca de outros mercados, como o Egito e a Venezuela, e também incrementaram a venda para outros países que já compravam do Estado.

Em 2004 a Rússia ocupou o segundo 2º lugar entre os países que mais compram carne do Estado. Já no primeiro mês de 2005, o país saltou para a 17ª posição nesse ranking. De acordo com o assessor técnico do Centro Internacional de Negócios da Fiemt, Emerson Moura, essa queda de posição da Rússia tanto pode ter acontecido em função da sazonalidade da venda da carne, como também pode ser um reflexo do embargo imposto pelo país.

Moura destaca também que não existem estatísticas que revelam as perdas em função do embargo russo, mas ele alega que as restrições impostas pelo país refletiram pouco na pauta de exportação do Estado. Ele explica também que isso se deve ao fato de parte da carne não sair diretamente de Mato Grosso para o mercado externo. Um pouco da produção sai do país por outros estados, como São Paulo, esclarece.

O embargo Russo às carnes bovina, suína e de frango, teve início no dia 20 de setembro do ano passado após registros de febre aftosa no Amazonas e no Pará. O primeiro produto brasileiro a ser liberado para comercialização no país asiático foi o frango, cujo embargo foi suspenso no dia 7 de fevereiro deste ano, para a maioria das unidades da federação, com exceção dos estados onde a doença foi detectada. Agora, a carne oriunda ao Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás também está livre do embargo.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355580/visualizar/