Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 03 de Março de 2005 às 07:21
Por: Sandra Amorin

    Imprimir


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues, anunciou ontem em Rio Verde (GO) um valor adicional de R$ 3 bilhões para a comercialização da safra 2004/2005. A quantia atende em parte as reivindicações dos produtores rurais, que acusam prejuízos no setor para este ano. No encontro, que reuniu mais de 6 mil agricultores, além de parlamentares de diversos Estados e quatro governadores, Rodrigues também informou que a Rússia voltará a comprar carnes suína e bovina do Brasil, mas por enquanto deixou de fora Mato Grosso e Tocantins.

Segundo Rodrigues, os dois Estados ainda estão proibidos de voltar a exportar carnes para o mercado russo por conta da incidência de foco de febre aftosa no município de Careiro da Várzea, no Amazonas. Uma missão de técnicos do Mapa está desde o início desta semana na Rússia para negociar a retomada das exportações dos produtos brasileiros. "Mas o grupo ainda está discutindo também a liberação para estes dois Estados", afirma o ministro, ao anunciar que a missão ficará naquele país por mais dois dias.

Em relação aos novos valores anunciados por Rodrigues, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Homero Alves Pereira, afirma que o apoio obtido no momento é bem vindo, porém é apenas o mínimo que o produtor rural precisa para conseguir manutenções da renda e também da área plantada, já para a próxima safra. "Com o anúncio de ontem, o setor cumpriu o objetivo esperado de obter respostas positivas do governo, mas em nenhum momento criamos falsas expectativas aos produtores de que sairíamos de Rio Verde com tudo solucionado", afirma.

Outras reivindicações, como a criação de uma linha de crédito para financiar a diferença de preço no mercado, principalmente soja e algodão, e o custo de produção ainda está sob análise do governo federal. "Esperamos não precisar recorrer a esse crédito complementar, mas se for necessário é bom que esteja à disposição do setor".




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355582/visualizar/