Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 02 de Março de 2005 às 18:10
Por: Márcia Wonghon

    Imprimir


Recife - O Hospital São Marcos, referência no tratamento de queimados, colocou à disposição dos interessados um serviço telefônico gratuito, que funciona 24 horas, para orientar a população sobre cuidados com acidentes que envolvam queimaduras. A iniciativa marca as comemorações de 30 anos de fundação do hospital, que já prestou assistência a mais de 20 mil vítimas de cinco estados do Nordeste: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia. No São Marcos, são atendidas cerca de mil vítimas de queimaduras por ano.

Uma carta contendo informações sobre a prevenção de acidentes com fogo e produtos inflamáveis também está sendo distribuída pela equipe do hospital, na tentativa de reduzir o número de casos de queimados. O material foi elaborado em parceria com a Sociedade Brasileira de Queimaduras.

De acordo com o cirurgião plástico Marcelo Borges, diretor-executivo da Unidade de Queimaduras, a medida foi tomada porque 60% dos pacientes queimados subestimam o problema e só procuram atendimento médico 24 horas ou mais após o acidente, o que agrava o processo inflamatório e aumenta as possibilidades de seqüelas.

Borges disse que a equipe de cirurgiões plásticos do hospital utiliza inclusive pele de rã em substituição à pele humana no tratamento de pacientes com queimaduras profundas, superiores a 30% da área corporal. Outra técnica adotada é a terapia com oxigênio em altas concentrações, o que facilita o combate à infecção, reduz o edema e acelera o processo de cicatrização das lesões. "Esse procedimento é aplicado em casos de queimaduras provocadas principalmente por descarga elétrica", afirmou o médico.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355710/visualizar/