Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 02 de Março de 2005 às 07:44

    Imprimir


O Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), está validando o Projeto Vida Nova em mais de 30 municípios, nos territórios da Baixada Cuiabana e Baixo Araguaia. O projeto implantou 25 Unidades Didáticas de Subsistência (UDS) e já atendeu 2.100 pequenos produtores. Os técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) são os responsáveis pela coordenação e execução do projeto Vida Nova.

A coordenadora do Projeto de Ater, Denise Guterrez fala que os produtores estão recebendo orientações sobre a primeira fase do Vida Nova que busca promover a segurança alimentar de uma família com cinco pessoas, produzindo alimentos básicos em sua própria terra, em quantidade suficiente de modo permanente, produzindo o que a família necessita para sua manutenção com baixo custo e alta qualidade.

Em uma área de 1,26 hectares, o pequeno agricultor utiliza a mão-de-obra da própria família. Para garantir o plantio dessa primeira fase do Projeto Vida Nova são repassados alguns insumos tais como; semente de feijão, arroz, milho, hortaliças, mudas de frutíferas, aves,suínos e cabras. O produtor recebe orientações e assistência técnica dos técnicos da Empaer que auxiliam na implantação das Unidades Didáticas de Subsistência (UDS) que vão servir de multiplicadores de tecnologia para as demais comunidades rurais.

Segundo Denise, algumas propriedades rurais sofreram transformações em poucos meses, o que era apenas mato, hoje são áreas produtivas, tornando a atividade rentável e proporcionando dignidade aos agricultores familiares.

“Com a implantação das UDS, a família que antes não conseguia produzir para comercializar, começa produzindo para sobreviver e se prepara para entrar na segunda fase do projeto Vida Nova buscando a sustentação econômica e social através da organização dos produtores”, esclarece.

O Projeto de Ater através de seus técnicos já realizou 30 cursos atendendo mais de 950 agricultores familiares e 240 técnicos da Empaer. O projeto está permitindo a reciclagem de todos os envolvidos e já se prepara para a implantação de novas Unidades em todo o Estado.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355926/visualizar/