Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 02 de Março de 2005 às 07:42

    Imprimir


A Associação dos Produtores de Suínos de Mato grosso (Acrismat) inicia esta semana a visita a frigoríficos do Estado para implantação da primeira Bolsa de Suínos do Centro-Oeste. Indústrias de Rondonópolis, Sinop, Nova Mutum e Sorriso conhecerão o projeto de criação da Bolsa, que pretende organizar a compra e venda de suínos em Mato Grosso. A experiência já foi desenvolvida em outros estados, como Minas Gerais e São Paulo e, redundou em suinocultores mais bem informados sobre o mercado. "Os produtores ficam no interior, sem parâmetros de preço. Acabam vendendo o suíno por valores abaixo da realidade", justifica o presidente da Acrismat, Raulino Teixeira Machado.

O funcionamento da Bolsa de Suínos ocorrerá da seguinte forma: todas as sextas feiras pela manhã, a equipe técnica da Acrismat levantará os preços praticados em todas as regiões produtoras do Estado. Já com esse levantamento em mãos, os suinocultores se reúnem no período da tarde para discutir qual preço será estabelecido para os próximos sete dias. Além da cotação diária, essa definição vai considerar os custos de produção do suíno. Ainda no mesmo dia, frigoríficos e produtores se encontram para chegar a um consenso do melhor preço a ser praticado para os dois elos da cadeia. "Todos terão vantagens no novo sistema. Os frigoríficos saberão quantos animais existem para serem comercializados; os produtores poderão se planejar melhor, uma vez que terão certeza do volume de suínos vendidos na semana seguinte", constata Machado.

Alguns detalhes do formato da bolsa ainda estão sendo concluídos. Mas, a proposta é possibilitar a participação de grandes, médios e pequenos suinocultores. "Os maiores beneficiados com a bolsa serão os pequenos, que são os mais prejudicados pela falta de referência de preço", pondera. Ainda terá que ser definida de que forma os produtores das regiões mais distantes do Estado participarão dessa reunião semanal na Bolsa que, provavelmente funcionará na sede da Acrismat, em Cuiabá. Se o deslocamento não for possível, cogita-se utilizar recursos como telefone ou video-conferência.

A previsão é inaugurar a Bolsa de Suínos já no mês de abril. "A iniciativa é reflexo do nível de organização da suinocultura em Mato Grosso que este ano atinge a marca de 55 mil matrizes de qualidade", reforça Machado. Isso representa a produção de, aproximadamente, 1,33 milhão animais (ano) e 132 milhões de quilos de carne suína abatidos anualmente. "Setenta por cento desse volume é beneficiado no Estado", observa o dirigente. (Com Assessoria)




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355929/visualizar/