Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 02 de Março de 2005 às 07:36

    Imprimir


O governo do Estado e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) começam a construir, a partir da segunda quinzena de março, 450 poços artesianos em assentamentos rurais localizados na Baixada Cuiabana.

A parceria foi firmada nesta segunda-feira (28.02) pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Otaviano Pivetta, e o presidente da Funasa, Valdi Camárcio Bezerra. Outros 38 poços serão perfurados em reservas indígenas, no Norte do Estado.

Pelo acordo, a Funasa cederá duas máquinas perfuratriz para a abertura de poços e funcionários capacitados para lidar com os trabalhos. A secretaria será responsável pela otimização para a perfuração dos poços na Baixada e nas áreas indígenas e proporcionar estrutura operacional para os servidores da fundação, além da entubamento e encamisamento das 450 obras.

A perfuração dos poços vai contribuir para minimizar a falta de abastecimento de água, que acarreta problemas diversos para as comunidades que sobrevivem da agricultura familiar como meio de geração de renda. "É uma dívida histórica que o Governo tem com a região e devemos atentar para o interesse imediato da população em resolver a questão essencial da Baixada com a falta de água, fator que prejudica substancialmente a fonte de renda dos pequenos produtores, que é a agricultura familiar", disse Pivetta.

Uma equipe formada por seis técnicos – três da Seder e três da Funasa – elaboram até esta quinta-feira (03.03) o termo de cooperação técnica para definir o cronograma de ações que será estabelecido para dar início à perfuração dos poços artesianos.

Com máquinas que têm capacidade para perfurar poços de até 200 metros de profundidade, atualmente a Funasa abre por ano, em Mato Grosso, 120 poços. Na parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), serão priorizados os trabalhos na Baixada Cuiabana.

Durante a reunião na sede da Funasa em Cuiabá, da qual participaram o presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Jair Mariano, o secretário-adjunto de Habitação da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (Sinfra), Joaquim Curvo, o deputado federal Carlos Abicalil (PT) e a deputada estadual Vera Araújo (PT), Valdi Camárcio elogiou a iniciativa do governo do Estado pela parceria que irá melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores.

Atualmente, a Funasa detém a mais contínua experiência em projetos de engenharia de saúde pública e saneamento no País, direcionando as ações para as comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como é o caso de alguns dos Municípios da Baixada Cuiabana que apresentam índices abaixo do recomendável pelas Nações Unidas.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos 13 Municípios da Baixada Cuiabana a população estimada é de 63.067 habitantes com 15.463 domicílios residenciais, onde o índice de pobreza chega na faixa dos 46,45%.

A construção dos poços vai beneficiar diretamente as famílias dos trabalhadores, pequenos proprietários e assentados dos imóveis rurais, possibilitando a essas famílias melhoria na qualidade de vida e nas condições de produção por meio da irrigação manual de hortas caseiras, comunitárias e no desenvolvimento da piscicultura.(Com Assessoria)




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355931/visualizar/